domingo, 22 de agosto de 2010

Depoimento Professora Ellen Valério – 1º Ano


Escola Eva dos Santos

Sempre achei difícil aceitar esse lado da teoria em que lendo para as crianças elas se tornariam leitores proficientes. Achava que cansaria meus alunos por ser apenas eu lendo todos dias. Pensava que se cada aluno pegasse o seu livro e fizesse a sua leitura silenciosa, despertava mais o seu interesse, portanto via a leitura em voz alta como algo sem motivação.
Após frequentar vários encontros de formação continuada Além das letras em minha escola onde quem atua como formadora é a minha coordenadora pedagógica, percebi então que, realmente, eu como professora não transmitia essa postura de leitora para meus alunos.
Comecei a compreender que os comportamentos de leitores devem ser ensinados e que devemos tratar a leitura em voz alta como conteúdo inserindo-a no planejamento. Ao fazer essa atividade com meus alunos, no início houve uma calmaria, pois a cada dia despertava mais o interesse dos alunos com os diversos tipos de textos, conhecendo autores e enriquecendo o seu conhecimento sobre a literatura infantil.
Observei que tudo é uma questão de tempo.
Hoje a leitura em voz alta tem lugar garantido na minha rotina, traz disputa na escolha do livro, nas palavras contidas na história, na ilustração e, enfim mudou muito o comportamento dos alunos em relação à leitura.
Outro fato observado é que a cada palavra diferente que os alunos ouvem, eles perguntam o significado e acaba enriquecendo o vocabulário, tanto na linguagem oral quanto na produção escrita de textos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa!!!! que legal minha filhota ouvindo história. parabéns professora Elem

Anônimo disse...

Seu relato me chamou muito a atenção. realmente os cursos de formação estão sendo muitos bons parabéns as formadoras da escola eva

Anônimo disse...

Parabéns professora para mudarmos a cultura da falta de leitura, os professores precisam servir de exemplo.