sexta-feira, 28 de maio de 2010

COORDENADOR COMO FORMADOR - Nivalda Pereira da Silva

Escola Dr. Dirceu de Almeida

Iniciei o trabalho como Coordenadora em abril de dois mil e nove, já conhecia os objetivos do Programa Além das Letras, pois atuava em uma turma 2º ano das séries iniciais, quando me vi no papel de formadora é que percebi como era grandioso e importante este trabalho.
No início não foi muito fácil, nos encontros durante as reflexões as professoras demonstravam insegurança, se realmente conseguiríamos atingir os objetivos propostos, achavam que fazer a leitura em voz alta sem uma cobrança de conteúdos em seguida, era perder tempo , ficando claro, que a leitura em voz alta não era considerada até então como conteúdo por alguns professores.
A medida que refletíamos através da tematização da prática percebemos juntos a importância da leitura em voz alta, foi então que começaram as mudanças de conceitos sobre a leitura, os professores passaram a realizar atividades permanentes de leitura em voz alta diariamente em sala, visitas a biblioteca semanalmente, hora da leitura em ambientes extra classe, muitos objetivos foram alcançados: comportamentos leitores dos alunos, professores e coordenadora, visitas mais frequentes a biblioteca da escola.
Hoje, podemos dizer que houve muitos avanços, mas temos o desafio de melhorar as nossas práticas de produção de textos, a partir das reflexões, tematização da prática e os encontros de formação através da problematização já percebemos que se faz necessário haver mudanças.
Acredito que elas já estão acontecendo gradativamente e que é possível melhorar cada dia.

Leitura em voz alta- Coordenadora Leticia Pereira Gonçalves

Escola Professor Levi Alves de Freitas

Sabemos que nossa cultura valoriza pouco a leitura por prazer, pelo conhecimento que ela nos traz e pela amplitude de visão de mundo que ela propicia ao leitor. Muitas vezes foi vista na escola como uma atividade necessária apenas como objeto de ensino didático e seu propósito era unicamente ensinar a ler.
Através dos encontros de formação Além das Letras, pudemos rememorar e melhorar algumas práticas de leitura em sala de aula. A leitura sendo uma atividade tão importante no meio social, deve aparecer desde o inicio escolar como atividade permanente e diária feita pelo professor. Para que a criança em inicio escolar desenvolva verdadeiro comportamento leitor é necessário um contato direto com diversos gêneros textuais através da leitura em voz alta feita pelo professor.
Nos encontros de formação que acontecem na escola os professores puderam estudar e colocar em prática, qual postura devem tomar diante dos alunos ao realizar a leitura em voz alta, tais como:
• O planejamento com antecedência para que ao ler o professor apresente todo o contexto que envolve o ato de ler;
• Ler em voz alta e clara com entonação e ênfase, fazendo pausas intencionais. Expondo diante dos alunos seu próprio comportamento leitor, interessado, surpreso, emocionado e divertido.
• Anunciar a leitura a ser feita e mostrar porque a escolheu, por que é uma leitura atrativa e interessante, onde e como encontrou, se é um livro mostra a capa e lê os dados sobre o autor , o título, a editora e o ilustrador. Assim o aluno vai se apropriando de tudo o que envolve o ato de ler e terá facilidade e segurança ao fazer suas próprias escolhas.
Esta prática contribui para aguçar a curiosidade dos alunos e permite que a vontade de ler seja contagiante. Exercendo a leitura em voz alta com entusiasmo, somente pelo prazer, sem cobranças posteriores, os professores se tornam modelos, envolvendo os alunos de tal maneira que eles também querem ler.
Em nossa escola este exercício contribuiu muito para o desenvolvimento da leitura dos nossos alunos e a procura de livros de diversos gêneros na biblioteca se multiplicou.