sexta-feira, 10 de maio de 2013



Relato da professora Tereza Elizete Gaienski de Lima
Escola Pingo de Gente
              Estou desenvolvendo atividade diariamente  com meus alunos do 1º ano em que conteúdo é reflexão sobre o sistema de escrita.
Escolhi para essa semana trabalhar com a lista de brinquedos preferidos da turma. No primeiro dia iniciei a conversa com os alunos falando que iríamos falar de algumas coisas que todos gostam. Brinquedos!
                Disse a eles que todos os brinquedos citados seriam anotados na lousa um embaixo do outro elaborando assim uma lista de brinquedo, sendo este um gênero textual que se organiza de forma diferente dos outros textos. Então expliquei sua organização.
Em seguida perguntei a eles: Vocês têm brinquedos em casa? De qual gostam mais? Porque que gostam mais deste ou daquele brinquedo? Se sabem quem foi que comprou? Onde foi comprado? Quanto custou? Obtive ótimas respostas! Inclusive até muitos risos, pois teve criança que disse ter comprado o brinquedo com a mãe em uma farmácia, onde alguns alunos riram muito, o que podemos imaginar que não é um lugar muito comum de comprar brinquedos, mas não deixamos de encontrá-los também neste local. Neste momento questionei quem mais foi a uma farmácia nestes últimos dias. Três alunos responderam que foram até a uma determinada farmácia com a mãe para comprar remédios e  viram alguns brinquedos de borracha. Também falaram que tinha copos com canudinhos, shampoo... Embalagens que servem para fazer brinquedos e  brincar também.
                 Alguns alunos citaram que ganharam os brinquedos de que os tios, pais,avós ...  e que compraram na loja 1001 utilidades, ou 1,99 outros que  os pais fizeram pedidos da Natura, outros disseram que compraram, na Feira Municipal entre outros lugares...  Quanto aos valores poucos tem noção de quantidade, responderam que foi mais “caro” que o picolé que compram na escola. No caso R$0,50. O momento foi bem proveitoso porque ao conversarmos dessa maneira deu mais sentido aos alunos.
               Depois listei o nome de todos os brinquedos citados. Esta atividade foi ótima, os alunos adoram, fizemos a lista coletivamente. O primeiro dia era só fazer a lista de brinquedos que mais pra frente apoiará para outras atividades.
Várias situações serão desenvolvidas nessa semana tais como:

  •   Fazer um painel de brinquedo preferido. Cada um escreverá com alfabeto móvel o nome do brinquedo preferido depois recortar nos jornais ou revistas as letras que formam o nome do brinquedo, logo depois deve desenhar numa folha para fazer um painel de brinquedos preferidos dos alunos e expor no pátio da escola para que as outras crianças possam apreciar.
  • Leitura da lista de brinquedos preferidos mesmo sem saber convencionalmente.
  • Escritas de nomes dos brinquedos preferidos de cada dupla com alfabeto móvel.
  •  Localizar na lista de brinquedos que trouxeram de casa, um nome brinquedo escolhido aleatoriamente pela professora na ficha.
  •  Escolha dos 5 brinquedos preferidos da turma. A professora fará uma dinâmica aonde os alunos irão descartando brinquedos, até que fique apenas 5 preferidos pela turma toda. Primeiro em trio os alunos decidirão um brinquedo preferido. Aos poucos ir organizando os grupos com número cada vez  maior de participantes até que em conjunto decidam por cinco brinquedos preferidos da turma para formar uma nova lista em cartaz. Em todo momento enfatizarei a organização da estrutura do gênero lista.
  •  Solicitar que cada aluno traga de casa seu brinquedo preferido.
  •  Solicitar que escrevam uma lista dos brinquedos preferidos, individualmente, para saber os avanços que obtiveram no desenvolver da atividade para posteriormente compará-los com o diagnóstico anterior inicial do exposto no painel.  Neste dia tirarei os cartazes da sala.
  •  Ao final faremos uma tarde para brincar com brinquedo preferido na sala de aula em que os alunos possam trocar os brinquedos e se divertir.