sexta-feira, 11 de março de 2011

FORMAÇÃO

O desafio do profissional do século XXI constitui em profissionais com formação inicial para ingressar em uma carreira profissional. Considerando que o professor é um profissional que forma profissional em diversas áreas. Tem sobre nossos ombros a responsabilidade, de sermos exemplos, em formação, estar sempre preparado a atender as expectativas na formação de cidadão integralmente, desde a primeira modalidade da educação básica.
Com essa tamanha responsabilidade em que nós professores temos em formar cidadãos é necessário investir na formação do professor de forma contínua. Essa responsabilidade é encarada pela maioria dos profissionais da educação como privilegio nesse caso a formação garante a qualidade desse privilégio.
Estar em reflexão sobre a prática é exercício necessário ao ofício do professor, pois a partir desse exercício, avalia a sua prática com inúmeras possibilidades de rever o impacto do que se oferece aos alunos/cidadãos que estão sendo formados a partir da ação pedagógica do professor.
Considerando nossas desigualdades, pois cada pessoa/aluno tem suas particularidades e aprende a sua maneira e à seu tempo, o professor deve rever constantemente sua metodologia de ensino, desse modo garante ao aluno aprendizagens significativas dentro de seu desenvolvimento particular.
Para exercício de reflexão neste contexto, a formação continuada é a melhor metodologia, considerando a constante oportunidade que o professor adquiri em fazer/refazer, para atender as expectativas, necessidades de cada aluno.