segunda-feira, 16 de abril de 2012


            Temos investido muito na elaboração das pautas dos coordenadores. Este ano buscamos oferecer subsídios que não percam de vista os conteúdos discutidos na formação com eles, porém direcionamos de maneira que suas pautas se tornem mais autônomas. E percebemos resultados dessa ação nossa que são pautas que perseguem o mesmo conteúdo com diferentes propostas. Vale ressaltar que estamos discutindo dois conteúdos este ano:
ü  Leitura e Escrita pelo aluno – Coordenadores de 1º e 2º ano.
ü  Produção de Texto – Coordenadores de 3º ao 5º ano



PAUTA ELABORADA PELA COORDENADORA REJANE – ESCOLA VENÂNCIO

Pauta do 1° Encontro de Formação Continuada
Programa Além das Letras
Conteúdo: Produção de texto.


Dia do encontro:  13 de Abril de 2012. (sexta-feira)
Formadora: Rejane F. dos Santos
Duração: 4 horas
Público alvo: Professoras de 3º ao 5º ano



OBJETIVO
o   Relembrar dos comportamentos leitores discutido em 2011 por meio do conteúdo leitura feita pelo professor de modo reafirmar sua importância para formação de alunos leitores.
o   Refletir sobre em que avançamos e que ainda é preciso investir sobre o conteúdo leitura feita pelo professor.
o   Fomentar as discussões sobre as práticas mais comuns nas produções de textos desenvolvidas pelos professores, bem como refletir como os alunos estão sendo convidados aprender.
o   Falar sobre a organização do programa na escola.

CONTEÚDO

ü Condições didáticas necessárias para produção de textos;
Abertura – (15 min)
1.     Desejar a todas boas vindas.
2.     Socializar a pauta.

3.     Leitura em voz alta: fábula de Monteiro Lobato O cavalo e o burro. Escolhi este autor devido a sua imensa contribuição literária para o País, deixando um tesouro editorial e didático, foi um nacionalista que sempre sonhou com um Brasil justo e alfabetizado.  Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e foi o criador da literatura infantil no Brasil. Autor de inesquecíveis histórias infantis, entre elas O Sítio do Pica-pau Amarelo, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília, marcaram a história da literatura infantil.

4.     Agenda cultural – Abrir espaço para indicação literária, filmes, eventos culturais...


DESENVOLVIMENTO

1ª PROPOSTA –(1h) Retomada do conteúdo discutido o ano passado leitura feita pelo professor

O objetivo para este momento é fazer uma retomada do conteúdo leitura feita professor discutido o ano passado, mas precisamente retomar aos comportamentos leitores. Ainda buscar uma reflexão sobre os  avanços e os problemas que precisam de investimento. Também favorecer a reflexão sobre a ressignificação das situações de aprendizagens quanto ao propósito da leitura em voz alta que não trata-se de uma ação para jogo de perguntas e repostas, principalmente depois da leitura que é onde observo a maior problemática dos professores. Foco sobre a importância de: Organizar espaço e tempo. Escolher de boas obras literárias. Garantir os comportamentos leitores assim os alunos os terão como modelo...



  1. Esta retomada acontecerá por meio do preenchimento de um quadro em que as professoras terão que responder:  O que fazer antes, durante e depois da leitura em voz alta. (quadro anexo 1) Esta primeira atividade contribuirá para as professoras relembrarem um pouco do conteúdo discutido,  principalmente no comportamento leitor. O que também oportunizará  saber o que aprenderam e o que eu preciso investir quanto formadora para que eles melhorem nessa prática de leitura em voz alta. Não farei intervenções, pois só quero  levantar os conhecimentos dos professores a respeito do comportamento leitor como acomodaram esses conhecimentos ao longo do ano.
2.     Socializar as respostas e montar um quadro coletivo em um cartaz dos comportamentos apresentados pelos professores.
3.     Convidar para leitura do texto Antes, durante e depois da leitura em voz alta, revista Avisa Lá nº 44. Socializar suas compreensões o que não havia colocado no quadro e poderá acrescentar. Questão: Depois da leitura do texto “Antes, durante e depois da leitura em voz alta, o que os comportamentos leitores desenvolvidos pelos professores apontados nesta formação contribuirá para a formação de leitores? Espera um discussão em torno que seu comportamento é importante para formar leitores, a ajuda oferecida pelo professor consiste em propor estratégias das quais os alunos se apropriarão progressivamente.  No momento da conversa foi fazendo algumas pontuações necessárias, principalmente que não existe uma única maneira de desenvolver esses comportamentos leitores, e que nem esses apresentados no encontro deva aparecer de uma única vez, se não a situação será mais superficial.
4.     Possíveis respostas das professoras

Antes
Durante
Depois
Explicita os motivos da escolha;
Lê o título e explora a imagem;
Pergunta se conhecem a história;
Lê a capa e contra-capa;
Antecipar sobre o que trata o texto;
Lê com entonação, ritmo e emoção na integra e sem interrupção;
Envolver-se na leitura;
Questionar se todos gostaram;
Cada ouvinte fala sobre suas impressões
Relê trechos e passa o livro para que todos olhem;
Questionar sobre as partes que mais gostaram;




2ª PROPOSTA(2h) Condições didáticas necessárias para produção texto
  1. Conhecimentos prévios a partir da questão:
ü  Quais são as propostas de produções de textos mais comuns que você professor tem desenvolvido junto aos alunos? Porque considera importante trabalhar esse tipo de produção de texto? Pretende-se saber quais as práticas de produção de textos  realizadas na escola e torna-la como objeto de reflexão a fim de reconceitualizá-la.
Possíveis respostas das professoras:
Pelo meu acompanhamento as produção serão a partir de: um tema, produção  histórias em quadrinhos, cenários, gravuras sequenciadas. Consideram importante porque é uma atividade lúdica.
Análise sobre as propostas mais comum nas produções de textos– 1h
1.Formar duplas para análise de propostas de produções de textos, que será conforme apresenta o quadro abaixo:

1º momento
 Para todas as  duplas de professoras
Escrever uma carta a um amigo (Atividade 1)
2º momento cada dupla ficará com uma atividade para fazer
Dupla 1
Escrever um texto a partir de uma figura (Atividade 2)
Dupla 2
Escrever um texto a partir de gravuras sequenciadas (atividade 3)
Dupla 3
Escrever um texto a partir de um título;- Minha brincadeira preferida.

Atividade 1 –  todas as duplas  - Solicitar formação de duplas para escrever  uma carta a um amigo que está fora do país contando as novidades pessoais e os últimos acontecimentos no Brasil. Depois pedir que leiam.
Atividade 2 – duplas 01  - Solicitar  que as professoras em  duplas produzam texto a partir de uma gravura. Escreva uma história a partir da figura abaixo:
Atividade 3 – duplas 02 Solicitar  que as professoras em  duplas  produzam texto a partir de uma história sequenciada.
Atividade 4 – duplas 03 Solicitar  que as professoras em  duplas  produzam texto a partir de um título já sugerido pela formadora. Minha brincadeira preferida.
Nessa proposta de produção  o professor não oferece nenhum tipo de apoio ao aluno pois é tido como obvio que o aluno saberá  discorrer um texto sobre o tema proposto baseado somente na informação do título. Esse tipo de produção é sempre improvisada sem planejamento da atividade, vou buscar essa reflexão porque é assim que percebe ainda mais quando falta alguns minutos para bater o sino muito pedem produção assim para ocupar o tempo que resta da aula.
2.Momento para socialização oral  das experiências de produção de texto.
intervalo (15 min)
Lista de checagem das condições didáticas que foram oferecidas para a produção de texto:

Análise das duas propostas de  produção de texto
Produção da carta
SIM ou NÃO.
Por quê?

Produção : tema,gravura,
sequencia.
SIM ou NÃO.Por que?

Há um propósito claro para a escrita


Há destinatário (leitor presumido) para o texto produzido


Foi previsto suporte para a escrita do texto


Houve preocupação em alimentar “ os alunos” para a produção escrita


Os autores foram informados sobre o gênero a ser escrito


Houve preocupação da professora em apresentar o gênero aos alunos


Houve planejamento do texto juntamente com os alunos


Foram realizadas atividades de revisão e reformulação do texto produzido



A intenção desse quadro é só mostrar o propósito que teve cada atividade. Deixando claro quanto é importante oferecer condições didáticas de produção de texto para que os alunos possam produzir texto.
Depois propor as questões para reflexão:
a)     Qual foi a minha intenção como formadora ao propor essa situação?
Levar às professoras a reflexão sobre as reais situações e condições que são oferecidas aos alunos para produzirem um texto. Se sentiram dificuldade na proposta 2, assim é com os alunos suas escritas demonstram as condições que foram oferecidas pelo professor. Só escreve bem quando sei o que vou escrever? Quando compreendo as características do gênero textual
b)     O que o você professor precisa garantir aos alunos para propor uma situação de produção de texto?
Condições didáticas para a produção de texto que são: definir o gênero, explorar o assunto, conceitualizar as características do gênero, explicar a função social da escrita Ao solicitar a produção de textos, o professor precisa definir junto com o aluno o que escrever (qual gênero), para quê (com que função comunicativa) e para quem (para quais destinatários).

c)Considerando que essa é uma proposta comum de produção de texto nas escolas. Como as crianças estão aprendendo a escrever ? Os alunos estão produzindo texto de maneira escolarizada somente com intenção avaliativa, para ser corrigido,  para a leitura da professora sem nenhum significado social.


AVALIAÇÃO: (15 min)
Quais aprendizagens em relação a produção de texto foram evidenciadas neste encontro?

TAREFA  - (15 min)
Fazer um planejamento de produção de texto considerando as condições didáticas que discutimos hoje,usando como apoio a ‘lista de checagem’. Para socialização no próximo encontro,(trazer o planejamento, e duas produções dos alunos)