sexta-feira, 18 de março de 2011

O que escrever? Para que escrever? Para quem escrever?

O despontar do sol me energizou a escrever um pouco sobre o ilustre título acima, nesta tarde de sexta-feira, 18 de março de 2011.
Grande é o reencontro com as nobres perguntas a quem exerce um papel de escritor. São perguntas que colocam a escrita na sua função comunicativa.
Quando é possibilitada a aproximação com os poemas, fábulas, contos, noticias, receitas culinárias, textos de memórias, crônicas... Permite a criança mesmo sem saber ler e escrever convencionalmente aprender sobre os diversos usos e formas da língua.
Contudo o oferecimento de diversos gêneros não garante a familiaridade, para ensinar a linguagem escrita é preciso criar situação que tenham continuidade como os projetos didáticos, as sequências didáticas... dessa forma as crianças empenham-se em comunicar o que aprenderam sobre a linguagem dos textos nas situações que participam de leitura e escrita.
Para tanto além do contato sistemático com gênero, é igualmente importante o professor oferecer condições de aprendizagens, para as crianças, de práticas sociais de leitura e escrita em variadas situações comunicativas.
Enfim, saber:
O que escrever? Definir o gênero que será escrito: conto, fábula, notícia, receita culinária, bilhetes, cartas, textos de memórias, crônicas...
Para que escrever? Finalidade da escrita - o ideal é que estejam articulados com os propósitos comunicativos e didáticos como bem cita Délia Lerner no livro “É possível ler na escola?” - Cap. 4 do livro Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário.
Para quem escrever? É preciso saber a quem destina as produções para fazer mais sentido ao escritor.
E ai vai o conjunto de palavras que formou este texto para os leitores deste blog.

CLAUDIENE D. DA SILVA

Projeto - Nova versão do conto Chapeuzinho Vermelho


PROJETO ELABORADO PELAS PROFESSORAS DO 2° - ESCOLA IRENO BERTICELLI
Objetivo geral
• Produzir uma nova versão do conto Chapeuzinho Vermelho considerando as características do gênero.

Objetivos específicos
• Refletir sobre o sistema da escrita
• Aproximar as crianças da linguagem escrita

Conteúdos
• Produção texto
• Sistema de escrita

Público alvo
2º ano

Produto final

Elaboração de um livro gigante coletivo de uma nova versão do conto Chapeuzinho Vermelho.

Desenvolvimento

1ª Etapa – Diagnóstico inicial
Escolher um grupo semântico e realizar um diagnóstico inicial para comparar ao final do projeto os avanços na escrita das crianças.

2ª Etapa - Apresentação do projeto

a) Organizar uma roda de conversa e compartilhar o projeto com as crianças.
b) Dizer que será confeccionado um livro gigante de uma nova versão do conto Chapeuzinho Vermelho que será exposto na feira cultural da escola para toda comunidade prestigiar.
c) Durante a conversa perguntar para as crianças se conhecessem a história do Chapeuzinho Vermelho.
d) Pedir para elas recontarem a história.

3ª Etapa - Leitura em voz alta do conto Chapeuzinho Vermelho

a) Ler para as crianças o conto Chapeuzinho Vermelho.
b) Apresentar o autor e ilustrador.
c) Aguçar a curiosidade mostrando a capa e perguntando que história é essa?
d) Explicitar o motivo da escolha do gênero.
e) Formar quadro das características das personagens: CHAPEUZINHO VERMELHO,VOVÓ,LOBO E CAÇADOR.

f) Formar listas de palavras que começam com letra inicial dos nomes das personagens: CHAPEUZINHO VERMELHO, LOBO E VOVÓ
Possíveis intervenções: Quantas letras têm a palavra?;Qual é a letra inicial e final?;Quantos pedaços?;Nomes de alunos que começa com a letra das personagens.
g) Completar as grades com nomes das personagens utilizando alfabeto móvel. Na ocasião andar pelas duplas e verificar como elas resolvem os problemas encontrados quanto à organização da escrita.
Durante todo projeto buscar informações no alfabeto e lista de nomes próprios do alunos exposto na sala.

4ª Etapa - Reescrita coletiva

a) Planejar junto com as crianças o texto que será reescrito.
b) Reescrever coletivamente o conto Chapeuzinho Vermelho para expor no mural da escola para as crianças lerem. Escrever exatamente o que as crianças ditam para explorar o texto em outro dia e procurar em coletivo melhorá-lo. No processo da produção evidenciar comportamentos escritores: ler, reler e revisar o texto. Também enfatizar as características desse gênero que palavras o autor utiliza para enriquecer o texto.
c) Transcrever o texto produzido coletivamente para cartaz.
d) Durante a revisão da reescrita fazer algumas intervenções:Organização dos fatos;Organização das ideias:coerência e coesão. A ideia é deixar o texto melhor e mais compreensível ao leitor.

e) Após o texto ficar pronto deixar exposto no mural da escola.

5ª Etapa - Escrita de uma nova versão

a) Convidar as crianças para pensarem em como modificar a história da Chapeuzinho.
b) Ouvir as opiniões.
c) Antes da elaboração do texto em uma nova versão propor para as crianças escreverem uma carta para cada uma das personagens que está no quadro das características.
d) Ler e apresentar o gênero carta para as crianças se familiarizarem.
e) Troca de cartas – dividir a sala em dois grupos: um grupo será responsável em produzir uma carta aos personagens a fim de mudar alguma atitude que não gostaram ou alguma parte da história. Exemplo: a desobediência de Chapeuzinho ou convencer o lobo a não engolir a vovozinha. De maneira fictícia o outro grupo receberá e responderá as cartas como se fossem as personagens.
f) Proporcionar momentos para leitura das cartas.
g) Aproveitando as ideias apresentadas nas cartas elaborar coletivamente uma nova versão para o conto Chapeuzinho Vermelho. Sempre procurando desenvolver comportamentos escritores e também considerar as características discursivas desse gênero.
h) Montar o livro gigante e pedir cada dupla ficar responsável pela ilustração de cada página.

Avaliação
Observar o desenvolvimento das crianças no sistema da escrita e na linguagem. Montar o portfólio para verificar os avanços das crianças quanto ao sistema da escrita e linguagem. Realizar um diagnóstico ao final do projeto para comparar os avanços das crianças.