terça-feira, 7 de setembro de 2010

Reflexão sobre formação continuada

A formação continuada do professor tem como finalidade contribuir para reflexão e para análise da sua prática.
Como professores, muitas vezes temos a oportunidade de conversar com os colegas, compartilhar situações, descobrir saídas para nossas dificuldades. Outras vezes, setimo-nos solitários, cheios de perguntas, insaciáveis por respostas.
Com tantas perguntas que fazemos a nós, faz necessário pensar sobre nosso trabalho, observando-o, estudando-o e buscando alternativas de melhoria. Nesse sentido entendemos que a formação continuada é essencial para o profissional, através dela podemos promover mudanças. Mudanças que não se fazem de um dia para o outro, elas são construídas através das experiências vividas que ajudam construir novos saberes e a redimensionar nossa prática.

DEPOIMENTO DA PROFESSORA LUANA - 2º ANO

ESCOLA PINGO DE GENTE

Sou professora Luana, do segundo ano do ensino fundamental, trabalho na escola Pingo de gente, atualmente tenho uma sala com 27 alunos.
Quando comecei a formação do Além das Letras, o qual tinha como tema no momento “a leitura em voz alta feita pelo professor, achei que a proposta não beneficiaria meus alunos no processo de ensino aprendizagem, apresentei até mesmo certa resistência em aceitar, uma vez que eu já realizava esta metodologia em sala, com diferentes gêneros textuais.
Porém hoje posso ver que estava equivocada com esta forma de trabalhar leitura em sala, porque toda vez que meus alunos liam eu cobrava , de alguma forma, fosse através de produção, de desenho etc. ninguém lia ou ouvia uma historia pelo mero prazer de ouvir. Todas as leituras realizadas tinham um direcionamento.
A medida que os encontros foram acontecendo, fui realizando a leitura em sala, comecei a perceber um avanço no aprendizado de minha turma . Foi ai que me empolguei e comecei a ver a leitura de forma diferente. Incentivava meus alunos a ler através da do meu comportamento leitor, agora, após a leitura abro espaço para conversar sobre o texto lido. E,hoje, posso dizer que meus alunos produzem textos muito mais coerentes e acredito que irão melhorar muito suas produções,pois a leitura também contribui para a escrita.
Como educadora, hoje, tenho uma visão diferente desta formação acredito que ela só veio inovar a nossa prática e nos auxiliar em nossa jornada diária.

NOMES PRÓPRIOS NA ALFABETIZAÇÃO

Escola Arco Iris


É importante trabalhar nomes próprios para que os alunos possam conhecer o alfabeto a partir da escrita de nomes, é uma referência para que a turma conheçam o sistema da escrita. Na alfabetização, através dos nomes próprios poderemos ensinar ler e escrever, e para isso é preciso elaborar atividades que estimulem os alunos a refletir sobre a escrita e a leitura.
Coordenadora pedagógica: Joana



Ao desenvolver uma atividade com nomes próprios por mais simples que seja ela é interessante, pois quando propomos atividades relacionadas ao nosso nome ou de pessoas com quem convivemos torna-se algo agradável e prazeroso, além de desenvolver a aprendizagem dos nossos alunos.
Professora: Maria Dulcia

A escrita de nomes próprios informa as crianças sobre as letras, a quantidade, a posição e a ordem delas, também permitem a criança reconhecer a diferença entre os substantivos comuns e próprios.
Professora: Dinorah