sábado, 29 de maio de 2010

ALÉM DAS LETRAS, UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA QUE VALE A PENA PARTICIPAR.

Coordenador Vicente Paulo de Souza
Escolas Multisseriadas

A educação no município de Ariquemes vem se destacando nos cursos de formação continuada para os professores municipais, entre tantos, o Programa de formação Além das Letras apresenta uma novidade por trabalhar com o coordenadores pedagógicos, incumbindo-os de trabalhar essa formação com os professores do 1º e 2º anos nas suas respectivas escolas. Vale destacar que o trabalho das formadoras Claudiene e Sandra tem sortido efeito positivo nas escolas. Sabe-se que é função dos coordenadores trabalhar a formação dos professores, nesse contexto, ressalta a importância que o curso proporciona para dar um salto de qualidade na educação.
Na primeira etapa do curso trabalhou-se a leitura em voz alta feita pelo professor e a forma de abordá-la em sala de aula, propondo diferentes estratégias de trabalho e valorizando a postura de professor leitor. O objetivo maior dessa proposta é atingir o aluno, dando lhes condições didáticas para adquirir também postura de leitores. O trabalho nessa primeira etapa do curso teve um o significado positivo, ao analisar as tematizações das práticas dos professores e os depoimentos dos coordenadores pedagógicos percebem-se o salto de qualidade que o curso propôs aos profissionais da educação no município.
Na segunda e atual etapa do curso trabalha-se além da leitura em voz alta feita pelo professor a produção de texto. As estratégias de trabalho propostas pelas formadoras para a produção de texto trazem muitas inovações e estão correspondendo as expectativas dos professores e coordenadores pedagógicos. As estratégias de trabalho com produções de textos são atuais, as condições didáticas abordadas para trabalhar com produções estão dando uma nova postura aos educadores, rompendo com a tradicional estratégia usada há muitos anos.
Estou orgulhoso em participar dessa formação, apesar de ter muitos anos no oficio no magistério confesso que o curso muito contribuiu para a minha formação, é como diz o ditado popular “nunca é tarde para aprender”.