sexta-feira, 12 de julho de 2013

Prática de Registro


                          Depoimento da Coordenadora


"Diante do novo desafio de coordenar uma equipe de professoras muito engajada e participativa, eu senti que seria preciso um acompanhamento de perto, para que pudéssemos compartilhar nossos conhecimentos, principalmente com que diz respeito a recuperação paralela, surgiu então a ideia de elaborarmos um caderno de registro para a recuperação paralela onde as professoras poderiam relatar quais as dificuldades encontradas em cada aluno como também suas intervenções durante cada aula de recuperação paralela, apoiando-se  no registro reflexivo.
As professoras  gostaram  muito da ideia  e tem contribuído para o aprendizado da equipe, quando eu solicito os cadernos para dar uma olhada elas ficam animadas  e já falam logo: “ me diz se estou no caminho certo” , então eu coloco meu ponto de vista e dou algumas sugestões.
Percebo o quanto esta prática tem sido produtiva, pois os registros têm melhorado a cada devolutiva e isto me deixa super feliz, pois estamos aprendendo juntas." (Coordenadora Solyana)

 

Aceitando o desafio de coordenar e formar os professores a Coordenadora Sollyana da Escola Chapeuzinho Vermelho dentre diversas ações que desenvolvem junto aos seus professores realiza um acompanhamento da recuperação  paralela  junto aos seus professores. Para tanto dois momentos são fundamentais:

  1.        O registro do professor sobre o desenvolvimento de cada criança
  2.      E a devolutiva para o professor.

 Abaixo   os registros de algum modo demonstra o conhecimento no modo como a aprendizagem se constrói. Contudo é importante saber que, este,  é um início de um trabalho com todos professores e que tanto coordenadora e como professora estão aprendendo por meio dessa prática.  E  certamente a participação da coordenadora é vital no sentido de ajudar o professor a ver sentido no ato de refletir , a olhar para os problemas sob sua nova ótica, enfim com certeza a devolutiva nesse processo cumpre um papel fundamental para reflexão sobre o registro de seus professores.