domingo, 25 de setembro de 2011

EXPERIÊNCIA RELATADA PELO PROFESSOR AGENALDO

Escola Padre Angelo Spadari

Para desenvolver esta aula de cálculo mental com meus alunos do 5º ano fiquei um pouco preocupado, pois tenho muitos alunos na sala e normalmente eles conversam bastante.
Antes de começar fiz algumas combinações com eles, combinamos que para perguntar eles deveriam apenas levantar a mão antes de começar a falar a respeito. Anterior a está aula passei alguns cálculos e pedi que em dupla respondessem: 3x 19= /3x21 = / 4x18=, neste diagnóstico percebi algumas dificuldades em resolver sem utilização do algoritmo. Para ampliar os conhecimentos sobre as estratégias fiz um planejamento para o outro dia, que ao final eles teriam como desfio responder os cálculos:
a)4 x 19= b)5x 11= c) 3 x 18= d)4 x99= e) 7 x 399=
Iniciei apresentando alguns cálculos com multiplicação, por 1, por 10 e por 20. Escolhi estes cálculos pela facilidade que os alunos tem de chegar aos resultados, e através deles, eles teriam facilidade de chegar ao resultado de outros cálculos considerado mais difícil.
Em seguida, questionei a eles como chegar ao resultado 3 x 9.
Então um aluno falou o seguinte: ”Basta calcular 3 X 10=30 e 3 X 1=3 e subtrair de 30três que dará 27.
Depois, eu os questionei como usar 3 X 20 para calcular 3 X 19? Vários alunos queriam falar, me surpreendi com os exemplos que eles me falavam queriam dizer que o jeito como eles faziam era o mais fácil de chegar ao resultado.
Exemplos:
1º Aluno
3 X 19=
3 X 10=30 + 3 X 10=30
30 + 30=60 – 3 X 1= 3
60 – 3= 57

2º Aluno
3 X 20=60 – 3 X 1=3
60 – 3=57

Para o cálculo 5 X 21
1º Aluno
5 X 20=100 e 5 X 1=5 então soma 100 + 5= 105
2º Aluno
5 X 10=50 mais 5 X 10=50 mais 5 X 1= 5 que é igual: 50 + 50 + 5=105

Depois de discutirmos várias estratégias no cartaz,passei alguns cálculos, com a finalidade de saber se eles tinham aprendido ou não a calcular com a regularide expostos nos cartazes. Segue abaixo os cálculos que passei como desafio:

a)3 X 18= b) 4 X 19= c) 3 X 99= d) 5 X 32= e) 7 x 399

Percebei que os alunos queriam continuar, então marcamos para outro dia esse trabalho.Em minha opinião foi um trabalho muito legal, apesar da minha preocupação percebi que eles mostraram muito interesse e que valeu a pena essa aula, e sempre vou realizar aulas como esta. Antes de começar a trabalhar com meus alunos eu via o cálculo mental como uma atividade sem valor e dava pouca importância a este conteúdo, pois pensava que os alunos já sabiam calcular mentalmente algumas operações mais simples, mas descobri que é preciso sempre estar desafiando os alunos para que eles possam ir sempre além do que ele já sabem, e que a capacidade deles é inestimável, a medida que o professor os desafiam podem conseguir coisas que até então não saberiam.
Segue abaixo alguns resultados dessa experiência: