segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - Reescrevendo Notícias

Escola Chapeuzinho Vermelho

Gênero textual: notícia
Objetivos:
1.Conhecer a estrutura do gênero notícia;
2.Estabelecer relação do conteúdo da notícia com outros textos lidos;
3.Compreender e posicionar criticamente diante da notícia;
4.Revisar os textos coletivamente e em dupla.
5.Aproximar as crianças da linguagem escrita através da reescrita do gênero notícias coletivamente e em dupla.

Conteúdos:
1.Comportamento escritor
2.Reescrita de notícia

Público alvo: alunos do 1º ano
Tempo estimado: 1 mês
Possíveis destinatários: Alunos da turma
Produto final: As produções serão colocadas no mural da sala.
1ª etapa
1. Apresentação da sequência aos alunos e levantamento dos conhecimentos prévios sobre o gênero notícia.
2. Verificar se os alunos já tiveram contato com este portador de texto, levantar dados como: Se na turma tem alguma família que possui assinatura de jornal.Se já manusearam algum jornal.Se a turma conhece jornais da cidade. Quais? Manuseio de jornais e leitura feita pela professora de notícias.
4. Distribuição de jornais do Estado e do Município de Ariquemes, em dupla para as crianças observarem a data e o nome do jornal.
5. O professor também vai focar as características do gênero notícia.
2ª etapa

1.Roda de conversa sobre o gênero notícia.
2.Conversa informal sobre as notícias que os mesmos pesquisaram, perguntar como começa uma notícia, as diferenças entre contos, fábulas e notícia.
3.Logo após está conversa formar as crianças em dupla e solicitar que cada uma escolha uma notícia para ler, em seguida comentar com os colegas sobre o que leram, verificando as características do gênero.

3ª etapa
1.Leitura da notícia “LEILÃO DEREITO DE VIVER” retirado do site Ariquemes RO em seguida discutir as características do texto, como iniciou, sobre o que estava referindo o autor.
2.Reescrita coletiva de notícia de jornal ( professor como escriba ). Antes da escrita coletiva proporcionar uma conversa sobre o conteúdo da reescrita que trata-se da notícia sobre a eleição do novo Governador.
3.Revisão da reescrita coletiva.


4ª etapa

1. Reescrita em dupla sobre outra notícia.
2.Revisão da reescrita em dupla feita pelos alunos depois que passar a limpo montar o mural para ficar exposto na sala.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA LEITURA E REESCRITA DE LENDAS

Público alvo: 1º e 2º Anos – Escola Professor Levi Alves de Freitas
Obejetivo: Ler e reescrever lendas
1ª Etapa – Roda de conversa para saber o que as crianças sabem sobre o gênero lenda

2ª Etapa – Leitura de diversas lendas para familiarização do genêro.
3ª Etapa – Reescrita de algumas lendas escolhidas pelas crinaças tendo professor como escriba.
4ª Etapa – Revisão coletiva do texto reescrito coletivamente depois escrever em um cartaz para ser exposto para comunidade.
5ª Etapa – Exposição dos textos para comunidade escolar