quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Alguns depoimentos das coordenadoras no último encontro de formação ADN

Pontos que consideraram marcante durante a formação do Programa ADN

Lucia “Momento em que as professoras começaram a dar depoimentos sobre a assimilação das atividades de cálculo mental, foi algo marcante. Em um dos encontros uma professora me disse que depois que deu oportunidade para os alunos exporem suas estratégias de cálculos percebeu um maior rendimento de seus alunos. Esta, uma professora que não aceitava muito a formação, mas a prova que tive de sua mudança foi o material que os alunos dela expuseram na feira de ciência”

Sirelne – “No primeiro encontro estava nervosa, mas após concluir fiquei muito feliz, penso que o encaminhamento da primeira pauta contribuiu para chamá-los para essa formação.”

Flávia
– “Marcante para mim, foi ouvir um depoimento de uma professora que não gostava muito de matemática. Ela apresentou o seguinte cálculo ao aluno 26+4 para seus alunos. E um aluno de 1º ano que pouco gostava e participava das aulas de matemática apresentou a seguinte estratégia do 26 tiro 6 ajunto 6 +4= 10, pego o 10 e 20 dá 30. A professora nos disse na formação que este aluno tem um interesse maior pela matemática. O que se deu pela oportunidade de deixá-lo registrar suas ideias em uma cartaz e apresentar como compreendeu o cálculo para os outros colegas. Outro ponto marcante foi o primeiro encontro de formação, a estratégia utilizada no encontro de registrar no cartaz as estratégias de cálculos proporcionou uma boa aprendizagem e também atraiu as professoras para as formações”

Dulce e Nelcilene – “Quando duas professoras deram depoimentos nas formações sobre os resultados dos alunos após desenvolverem atividades de cálculo mental. Um trabalho de estimativa de cálculos que desenvolveram em sala de aula.”

Ellen E Rejane - “Foi conseguir com que nossas professoras percebessem que suas sequências didáticas elaborados em um dos encontros de formação por elas não passavam de um conjunto de atividades. O 6º encontro teve muita polêmica, mas a reflexão sobre suas próprias sequências com ajuda do texto “Excertos...” avançou na compreensão melhor sobre a sequência didática.”

Alzeneide – “Marcante foi descobrir junto com as professoras a importância do trabalho com o cálculo mental em sala de aula”

Gisele – “A atividade do primeiro encontro quando os professores se envolveram em explicar suas estratégias de cálculo. Foi o encontro que ganhei simpatizante para as formações. A questão de expor a comparação das estratégias de cálculos e terem vivenciado a situação de resolver os cálculos sem caneta ou lápis depois como passar no cartaz permitiu que os professores definissem o conceito de cálculo mental.”

Joana – “Ouvir o relato sincero de uma professora que trabalha quase 20 anos com matemática que está aprendendo muito com está formação.”

Lisandra – “Momento marcante para mim foi quando houve em um dos encontros (3º encontro) o relato de uma professora sobre a dificuldade de aceitar esta proposta do conteúdo cálculo mental. Ao observar durante o planejamento das colegas que sua metodologia estava diferente e não dando muito resultado com os alunos, me procurou pediu desculpas pelo seu comportamento e solicitou que voltasse alguns assuntos dos encontros com ela, a partir de então sua concepção vem sendo modificada. Marcante não foi o pedido de desculpas, mas sim dela sentir a necessidade de avançar em relação a compreender o conteúdo e procurar renovar sua prática em sala de aula.”

Nilza – “A primeira formação a expectativa dos professores não eram boas quanto à formação ADN, mas pós puderam refletir sobre a importância de trabalhar com seus alunos esse conteúdo. Foi o que evidenciei no final do encontro, no momento da avaliação, isso foi muito bom, tranquiliza o coordenador porque era início da formação do ADN.”

Geisa –“ Marcante foi quando o professor Cleiton do 5º ano, falou que ele já trabalhava daquela forma, pois aprendeu com seu pai a fazer cálculo mental, e agora com a formação estava aprimorando seus conhecimentos e organizando melhor as ideias.”

Luciene
– “Foi um relato de uma professora,resistente, que depois de realizar o diagnóstico dos cálculos fáceis ou difíceis percebeu que se torna mais fácil organizar as atividades.”

Concluímos que despertamos algumas aprendizagens, muitos reconhecem que o trabalho com o cálculo mental e estimativa amplia possibilidade de desenvolvimento de habilidades fundamentais na formação do aluno na escola, já sabem que o trabalho com cálculo não é limitar a simples técnicas de cálculos ou de um conjunto de regras, sim deve ser fruto de descobertas pessoais de cálculos, da troca de ideias entre os alunos para que eles sintam a necessidade de calcular mentalmente e estimar.