quarta-feira, 15 de maio de 2013





LISTA DE MATERIAL ESCOLAR



Escola Ireno Antônio Berticelli

Professoras: Malta,Elizangela,Flordenice

Público Alvo : alunos  de 1° Ano



Objetivos



Refletir sobre o sistema de escrita

Conhecer e aprender escrever o gênero textual lista.

Ler mesmo sem saber convencionalmente.



Conteúdos

Analise e Reflexão o  sistema da escrita 
Desenvolvimento

Diagnostico inicial – solicitar uma lista de 4 brinquedos preferidos. Este para saber os conhecimentos dos alunos como também  organizam uma lista.



Organizar uma roda de conversa e falar para a turma que durante uma semana  vão desenvolver atividades com lista e que no primeiro  será de material escolar para isso é necessário que decidam quais vão fazer parte da lista. Possíveis intervenções: A lista de material escolar serve para que? Onde encontramos material escolar? Tem outros tipos de lista que a gente faz? E pra que? Em que outro lugar encontramos listas? Na receita será que tem lista? De que? E na lanchonete encontramos lista? De que? São algumas perguntas para auxiliar a conversa.


Pedir  para os  alunos ditarem o nome do material escolar e escrever no cartaz  a lista. Depois de escrito solicitar que olhem para lista de nomes próprios exposto na sala de aula e falam em que a lista de material se parece com a de nomes próprios e em que elas são diferentes.



Convidar os alunos para relembrarem os nomes dos materiais  da lista feita na aula passada, em seguida solicitar que dentre os materiais  ditam os mais necessários, fazer uma nova lista, sempre procurando mostrar a organização da lista. Entregar uma folha com a lista dos materiais mais necessários e pedir, por exemplo, que eles localizem ONDE ESTÁ ESCRITO a palavra CADERNO?  Passar pelas duplas e perguntar: POR QUÊ?


Escolher 3 duplas com diferentes conhecimentos para apontar no cartaz onde esta escrito a palavra CADERNO. A situação será feita no coletivo, no momento fazer algumas intervenções, de modo que possam justificar sua escolha.



Organizar os alunos em grupo e pedir que escrevam nome 4 materiais com alfabeto móvel. Depois que a dupla decidiu como escrever a palavra APONTADOR, por exemplo. Levar para  o quadro e solicitar que escrevam no coletivo. Chamar no quadro quatro duplas para escrita. Durante o desenvolvimento fazer intervenções de modo que possam levar os alunos a compararem as escritas. Repetir a atividade no dia seguinte com outra palavra.

Solicitar que os alunos ditem os saberes de sucos e dentre eles escolham os sabores preferidos da turma. Fazer a mesmas atividades proposto no item 4,5 e 6.

Levar para sala de aula as seguintes listas:
     LISTA DE FRUTAS

     LISTA DE ANIMAIS

     LISTA DE SABORES DE SORVETE

     LISTA DE COMPRAS              

     LISTA DE CHAMADA DA TURMA


Pedir que localizem na lista de sabores de sorvete, depois a de chamada da turma. Passar pelas duplas e solicitar que justifiquem suas respostas.
 Fazer um  diagnóstico final solicitando uma lista de meus brinquedos preferidos, deixar que eles ilustram e depois colocar no painel. Ao final comparar os avanços dos alunos.