LISTA DE MATERIAL ESCOLAR
Escola Ireno Antônio Berticelli
Professoras: Malta,Elizangela,Flordenice
Público Alvo : alunos de 1° Ano
Objetivos
Refletir
sobre o sistema de escrita
Conhecer e aprender escrever
o gênero textual lista.
Ler mesmo
sem saber convencionalmente.
Conteúdos
Analise e
Reflexão o sistema da escrita
Desenvolvimento
Diagnostico
inicial – solicitar uma lista de 4 brinquedos preferidos. Este para saber os
conhecimentos dos alunos como também organizam uma lista.
Organizar
uma roda de conversa e falar para a turma que durante uma semana vão desenvolver atividades com lista e que no primeiro
será de material escolar para isso é
necessário que decidam quais vão fazer parte da lista. Possíveis intervenções: A lista de material escolar serve para que? Onde
encontramos material escolar? Tem outros tipos de lista que a gente faz? E pra
que? Em que outro lugar encontramos listas? Na receita será que tem lista? De que?
E na lanchonete encontramos lista? De que? São algumas perguntas para auxiliar
a conversa.
Pedir
para os alunos ditarem o nome do material escolar e escrever no cartaz a lista. Depois de escrito solicitar que olhem
para lista de nomes próprios exposto na sala de aula e falam em que a lista de
material se parece com a de nomes próprios e em que elas são diferentes.
Convidar
os alunos para relembrarem os nomes dos materiais da lista feita na
aula passada, em seguida solicitar que dentre os materiais ditam os
mais necessários, fazer uma nova lista, sempre procurando mostrar a organização
da lista. Entregar uma folha com a lista dos materiais mais necessários e pedir,
por exemplo, que eles localizem ONDE ESTÁ ESCRITO a palavra CADERNO? Passar pelas duplas e perguntar: POR QUÊ?
Escolher 3
duplas com diferentes conhecimentos para apontar no cartaz onde esta escrito a palavra
CADERNO. A situação será feita no coletivo, no momento fazer algumas intervenções,
de modo que possam justificar sua escolha.
Organizar
os alunos em grupo e pedir que escrevam nome 4 materiais com alfabeto móvel. Depois
que a dupla decidiu como escrever a palavra APONTADOR, por exemplo. Levar
para o quadro e solicitar que escrevam
no coletivo. Chamar no quadro quatro duplas para escrita. Durante o desenvolvimento
fazer intervenções de modo que possam levar os alunos a compararem as escritas.
Repetir a atividade no dia seguinte com outra palavra.
Solicitar
que os alunos ditem os saberes de sucos e dentre eles escolham os sabores
preferidos da turma. Fazer a mesmas atividades proposto no item 4,5 e 6.
Levar
para sala de aula as seguintes listas:
LISTA DE FRUTAS
LISTA DE FRUTAS
LISTA DE ANIMAIS
LISTA DE
SABORES DE SORVETE
LISTA DE COMPRAS
LISTA DE CHAMADA DA TURMA
Pedir
que localizem na lista de sabores de sorvete, depois a de chamada da turma. Passar
pelas duplas e solicitar que justifiquem suas respostas.
Fazer um diagnóstico final solicitando uma lista de
meus brinquedos preferidos, deixar que eles ilustram e depois colocar no painel.
Ao final comparar os avanços dos alunos.