segunda-feira, 14 de março de 2011

Projeto: Um, Dois, Três parlendas outra vez

Projeto elaborado pelas professoras do 1º Ano - escola Chapeuzinho Vermelho

Objetivo geral
1. Avançar o sistema de escrita das crianças.
Objetivos específicos
1. Proporcionar momentos em que as crianças possam participar de práticas de leitura e escrita de parlendas mesmo sem saber ler e escrever convencionalmente.
2. Refletir sobre o sistema alfabético de escrita.
3. Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a escrita de parlendas
Conteúdos
1. Leitura e escrita de parlendas
2. Sistema de escrita

Tempo de estimado
2 meses
Público alvo
1º ano
Produto Final
Elaboração de um livro de parlendas conhecidas.

Desenvolvimento

1ª etapa – Diagnóstico inicial
Fazer um diagnóstico com 10 palavras - grupo semântico animais.
Registrar no quadro de dados para comparar ao final do projeto com a produção final das crianças.

2ª etapa - apresentação do projeto

Organizar as crianças em uma roda e apresentar o projeto, explicando que irão ao final montar um livro de parlendas para fazer parte do acervo da biblioteca para as crianças da escola lerem.
Recitar para as crianças a parlenda:
REI, CAPITÃO
SALDADO LADRÃO
MOÇA BONITA
DO MEU CORAÇÃO

BATATINHA QUANDO NASCE
SE ESPARRA PELO CHÃO.
MENININHA QUANDO DORME
PÕE A MÃO NO CORAÇÃO.

Depois perguntar a eles se já conheciam. Se conhecessem outras.
Pedir para as crianças pesquisarem uma parlenda conhecida pelos pais e trazer na próxima aula.

3ª etapa – Sequência de leituras de uma parlenda
Em roda de conversa recolher parlendas pesquisadas pelas crianças e depois ler uma a uma eleger 6 parlenda para trabalhar durante o projeto.
Explicitar que ao final da leitura das parlendas irão passar por vários processos de leitura e escrita que ajudarão a montar um livro de parlendas da turma.

4ª etapa – leituras de parlendas
Apresentar em um cartaz a parlenda. Digamos que foi escolhido a parlenda abaixo, fazer a sequência.
HOJE É DOMINGO
PÉ DE CACHIMBO
CACHIMBO É DE BARRO
BATE NO JARRO
O JARRO É DE OURO
BATE NO TOURO
O TOURO É VALENTE
CHIFRA A GENTE
A GENTE É FRACO
CAI NO BURACO
BURACO É FUNDO
ACABOU O MUNDO

1. Primeiro realizar a leitura apontando as palavras do texto para as crianças fazer a correspondência entre a fala e a escrita.
2. Pedir para elas lerem, e vai apontando para ajudá-los nesse processo em que envolve todas as crianças que lêem e não lêem convencionalmente.
Possíveis intervenções
Depois pedir que digam onde está escrito a palavra DOMINGO. Ao responder fazer outras perguntas como: Como descobriu que está escrito DOMINGO? Ela começa com qual letra? Terminou com qual letra? Tem alguém na sala que começa com essa letra? Quem? Que outras palavras começam com a letra D? Quantas letras têm a palavra DOMINGO? Quantas palavras têm o texto?
Reiniciar o processo envolvendo-os a localizar outra palavra.
Ex: CACHIMBO..TOURO...
Formar listas de palavras que começam com D da palavra DOMINGO e expor na sala para servir de apoio para as próximas escritas.

Fazer o mesmo processo com outras 5 parlendas escolhida pela turma.

3. No outro dia agrupar as crianças com hipóteses próximas.
Para cada dupla entregar a parlenda HOJE É DOMINGO PÉ DE CACHIMBO... digitada e pedir que eles localizam algumas informações no texto.
Exemplos:
a) Pinte de vermelho os espaços entre as palavras
b) Quantos espaços têm nessa parlenda?
c) Circule de azul as letras iniciais das palavras.
d) Circule de verde a última letra de cada palavra.
e) Pinte de amarelo a palavra TOURO e BURACO.
f) Formar lista de palavras que começa com a letra das palavras TOURO e BURACO. Perguntar qual a primeira e última letra das palavras formadas nas listas.
Obs.; Passar pelas duplas e observar quais os critérios procuram para resolver os desafios, quando necessário fazer intervenções para refletir sobre o sistema da escrita.

Trabalho individual - Ditado cantado
Entregar uma das parlendas digitada para cada criança e explicar a todos irão recitar a parlenda apontando com os dedos quando a professora bater palmas todos param, e em seguida andar pela sala para ver onde os dedos param, se tiver alguma criança que não conseguiu apontar a palavra certa, fazer algumas intervenções ou recitar a parlenda para ajudá-los a localizar as palavras.

5ª etapa – Escrita coletiva de uma parlenda

Recitar para as crianças uma das parlendas afim de que memorizem o texto.
Apresentar no quadro negro a parlenda em tiras embaralhada.
Exemplo:
Parlenda embaralhada
QUE CHEIRINHO DE CHULÉ
CHINELINHO CAIU DO PÉ
FUI PASSEAR NA PINGUELINHA
OS PEIXINHOS RECLAMARAM

Dizer que o desafio é montar o texto coletivamente. Durante montagem fazer algumas intervenções para reflexão do sistema da escrita. Com qual letra começa a escrever a primeira parte da parlenda. Estimule-os a se apoiarem na lista de nomes próprios, alfabeto exposto na parede da sala de aula e ao cartaz de rótulos formado pela turma que faz parte de um sequência didática.

6ª Etapa - Escrita em duplas de parlendas
1. Texto fatiado – Entregar para cada um o texto fatiado da parlenda e pedir que montem.
PIRULITO QUE BATE BATE
PIRULITO QUE JÁ BATEU
QUEM GOSTA DE MIM É ELA
QUEM GOSTA DELA SOU EU
Passear pela sala fazendo intervenções para as crianças refletirem sobre o sistema da escrita.
Fazer o mesmo processo com outra parlenda.
2. Texto lacunado – entregar para cada dupla o mesmo texto, em outro dia, e peça que preencha com alfabeto móvel com as letras que faltam para montar o texto, ou seja, que letras usar.
Exemplo

G__L___NH__ CH__C__
C__M__U M___NH__CA
SAI___ PUL___ND___
FE__T__ P___P__C___

Fazer o mesmo processo com outra parlenda.

6ª- Preparação do livro de parlendas

1. Escrita coletiva de uma parlenda escolhida pela turma. Observação a professora irá instigar as crianças a soletrarem as letras.
2. Solicitar em dupla a escrita de uma parlenda, preferencialmente a que mais gostaram. Depois pedir que as ilustrem. Este será o produto final que será exposto na biblioteca da escola.
Durante todas as etapas do projeto enfatizar que podem observar a lista de nomes próprios, alfabeto e ao cartaz de rótulos formado pela turma que parte de uma sequência didática que está sendo desenvolvido pela turma..
7ª- avaliação
Durante todo processo registrar a participação das crianças e anotar quais foram às intervenções para elas avançarem sobre o sistema da escrita. Montar um portfólio descrevendo a etapas do projeto e planejamento que contribui para o desenvolvimento das crianças e fazer um novo diagnóstico (lista com 10 palavras - escolher um grupo semântico) para verificação dos avanços de escrita das crianças.