quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Recorte do registro do 4º Encontro da Coordenadora Flávia

      “Passamos para a primeira proposta do encontro onde realizamos a retomada do encontro anterior. Iniciei perguntando: quais foram às aprendizagens a partir da última discussão sobre o conteúdo leitura e escrita pelo aluno       Logo a professora Solyana   relatou que  o que compreendeu   que as atividades que geram boas situações de aprendizagem  são aquelas que levam as crianças a pensarem sobre o sistema de escrita. Aproveitei para falar que durante os planejamentos observei que grande parte das professoras estavam se questionados em relação a algumas atividades e algumas perguntas começaram a fazer parte de suas rotinas no momento do planejamento tais como: será que essa atividade seria  boa  para turma, quais desafios ela promove?  Essa atividade atenderá a todos os meus alunos?   Essa atividade é boa para os alfabéticos e o que fazer para os silábicos?  Será que essa atividade ajudará os alunos a refletirem sobre o sistema de escrita?  Presenciando esses questionamento fiquei feliz porque vejo que de alguma forma as discussões estão chagando no planejamento e consequentemente na sala de aula, me deixando mais certa  que  esse é o papel da formação reconstruir novos saberes para que possamos ressignificar nossa prática.  Logo em seguida a professora Marlene  relatou como foi difícil ouvir que não era  muito bom trabalhar com grade que ela não permite que  os pequenos tomem decisões sobre como escrever desconsiderando os seus  verdadeiros conhcecimentos, na verdade a atividade só  cumpre uma exigência de colocar as letras nos quadradinhos, algo que lança fora todo conhecimento da criança e tirando todo poder de decisão de quantas letras usar.Nesse momento  compartilhei que também trabalhava assim  e  considerava  como se  isso fosse o máximo, mas  que   agora estamos tendo a oportunidade de refletirmos sobre as atividades que geram mais aprendizagens  o que realmente leva o aluno a pensar  a construir seus conhecimentos. Assim finalizamos essa proposta,  percebo que a maioria  das professoras  compreenderam quando uma atividade gera uma boa situação  de aprendizagem para o aluno,  e que para isso é preciso garantir boas situações didáticas para que as crianças reflitam sobre a escrita, a qual possa colocar em jogo tudo que sabem. Mesmo diante das reflexões e aprendizagens sobre o conteúdo ainda há uma minoria que  utiliza várias atividades sem pensar no que é desafiante para o aluno, penso que o motivo esta mais relacionado pelo medo  do que pela resistência...."