domingo, 12 de dezembro de 2010

Reescrita

A reescrita é uma excelente situação de aprendizagem, pois as crianças vão compreendendo e adentrando a organização da linguagem escrita. Para essa proposta é importante saber quais gênero escolher. Existem os que permitem à criança a maior possibilidade de refletir sobre a linguagem que se escreve exemplos: contos, fábulas, lendas, notícias... pois terão como desafio para produção textual pensar na sequência dos acontecimentos, na linguagem escrita, no contexto comunicativo.

Para esta proposta, a figura do professor é muito importante, pois, ele precisa organizar o ensino e centrar esforços através de elaboração de propostas coerentes para que os alunos possam produzir textos mais interativos, cabe a ele, promover a interação dos alunos com textos de variados gêneros, de início essa participação pode se dá por meios de leituras, feita pelos professores, assim serão incentivadas a acionar suas experiências e conhecimentos em suas produções textuais.
Vejamos o percurso de Fabíola aluna do 1º Ano:


Dessa forma podemos constatar que a reescrita é uma proposta que mais aproxima a criança da lingaguem que se escreve, pois o que está em jogo não é a reflexão nem aquisição do sistema de escrita e sim o que se sabe sobre os textos.

PROJETO CONTOS QUE ENCANTAM


Professora: Flavia do 1º ano “D”
Quem não se lembra, quando menino a professora pedia para escrever uma redação, geralmente ela determinava um tema só dava uma figura já mimeografada para turma. Eu me lembro que não gostava de escrever, pois meu texto sempre voltava cheio de rabiscos vermelhos.
Durante quatro anos também ensinei meus alunos a fazerem textos assim e corrigia assim. Mas, com a formação do Além das Letras tive a oportunidade de conhecer outras maneiras e formas bem mais prazerosas e produtivas de trabalhar com um gênero textual, para que o aluno conheça suas características, e através dos meus procedimentos eles possam manisfestar comportamento de leitores e escritores.
Este ano optamos em trabalhar os contos de fadas. Primeiro fizemos uma sondagem para verificar quais as histórias que eles já conheciam e o que era conto de fadas.
Depois foi feita uma votação para escolha de algumas histórias, a partir daí lia diariamente contos para eles. Fizemos muitas atividades como: acrósticos, listas e desenhos personagens. No projeto Contos que encantam trabalhei o bilhete, o que necessitou que as crianças escrevessem bilhetes para os personagens como, por exemplo, o Pinóquio pedindo para não mentir para Gepeto seu pai e cinderela, recebemos um bilhete de seu príncipe.
Eu particularmente adorei trabalhar dessa maneira, pois assim, o aluno tem embasamento e conhecimento sobre o gênero e ele sente seguro para escrever, quando propus a reescrita da historia observei que os alunos conheciam a estrutura do gênero o que facilitou a reescrita. No momento da revisão textual foi l foi muito vantajoso, pois eles perceberam seus erros e melhoraram seus textos.

Durante o projeto desenvolvemos teatro de fantoche, confecção de máscaras de personagens, músicas, onde foi apresentado na escola, para alunos, pais e comunidade com uma tarde do autografo. Onde os alunos dedicaram o livro confeccionado durante o projeto para seus pais. Assim vai se formando novos escritores.

Professora: GISELE do 1º ano B

O projeto “Contos que Encantam” foi um trabalho que proporcionou um grande incentivo aos alunos pela maneira inovadora de diversificar as nossas experiências e sociabilidade com os colegas, possibilitando o enriquecimento pessoal de cada um.
É gratificante observar o aluno construindo seu conhecimento, aprendendo a aprender de uma forma imaginaria com os contos de fadas.
No início foi difícil, pois sempre achei complicado crianças do 1º ano produzir um texto de qualidade. Mas aos poucos fui percebendo que na hora do conto todos ficavam ouvindo a historia com atenção. Na hora do reconto um queria contar a história mais do que o outro. Observei que a interação dos alunos, todos se preocupavam em não se esquecer de nem um detalhe.
Depois desenvolvi várias atividades baseando-se nos “contos”, na primeira etapa foram estudadas a característica do gênero, realizando muita leitura de várias histórias conhecidas pelo grupo.
Com esse projeto conquistei alguns objetivos como por exemplo: hoje as crianças já contam, recontam e reescrevem histórias até mesmo as que não escrevem convencionalmente.
No decorrer desse projeto, via a empolgação das crianças quando chegava a hora do “conto”. Foi um grande avanço, porém crianças que iniciaram escrevendo textos pequenos e outros não, aos poucos foram conseguindo enriquecer suas produções.
Apesar de algumas falhas e erros, os alunos começaram a ler e escrever textos criativos e coerentes, que para mim foi maravilhosa e muito satisfatória.
E tudo isso chegou a um produto final que é a prova viva desse trabalho, onde confeccionaram um livro de “contos de fadas”.
Gostei desta experiência deixando alguns pontos relevantes como: o envolvimento de professor e aluno, atividade em grupo, aprendizagem envolvendo leitura e escrita, trabalhos confeccionados pelos próprios alunos, criatividade, sem esquecer-se da nobre ajudo da equipe gestora para tudo isso se realizar com sucesso.