domingo, 22 de agosto de 2010

A descoberta da leitura em voz alta

Depoimento - Professora Miriam Duarte – 2º ano
Escola Eva dos Santos



Era muito comum, eu, como educadora, realizar leitura em voz alta para os meus alunos apenas quando eles me pediam. Eu via nos olhos deles a empolgação de saber que iam ouvir histórias, mas ao terminar sempre vinham as perguntas como: quem é o personagem principal do texto? Onde viviam? Quantos personagens tinham o texto? Qual o nome dos personagens do texto? Qual a moral da historia?
Em 2008 foi proporcionado a nós, professoras de 1º e 2º ano, o curso de formação continuada “Além das Letras”, com o conteúdo de Leitura em voz alta pelo professor adquirimos muitos conhecimentos em relação à importância de realizar a leitura feita em voz alta, e através de muitos estudos e tematização da prática do conteúdo percebi o tamanho da responsabilidade do meu papel como educadora na formação de futuros leitores.
Pude perceber que, ao realizar a leitura diariamente, houve mudanças no comportamento dos meus alunos, eles passaram a apreciar com mais intensidade a leitura. Todos os dias querem ouvir histórias.
No decorrer dos dias, quando meus alunos pedem para ler, também presencio neles o mesmo comportamento que eu realizo, o nome do autor, do ilustrador, o porque da escolha do livro a postura ao realizar a leitura e até o tipo de entonação de voz, sem contar o interesse que eles têm em ler corretamente.
Os meus pequenos de 7 e 8 anos dependem de mim como modelo, para que possam subir os degraus do conhecimento, sem dificuldades e assim tornarem leitores e mudar a realidade da estatística alunos que não gostam de ler.

“Daqui a cem anos, não importará que roupas vesti, que carro andei, quanto eu tinha depositado no banco, mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fiz a diferença na vida de uma criança.” (Clarice Lispector)

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns professora Miriam saiba que minha filha adora ouvir vc ler. eu como mãe só tenho que agradecer a sua pratica de leitura.