sábado, 22 de maio de 2010

Formação Continuada

Organização do tempo didático

No início do ano realizamos dois dias de formação para os professores alfabetizadores e coordenadores das escolas municipais.
Os Encontros tinham dois objetivos:
1. Refletir sobre distribuição dos gêneros textuais no planejamento escolar de forma que sejam contemplados nas modalidades organizativas do tempo didático;
2. Elaborar uma proposta curricular que contemple as modalidades organizativas do tempo didático;
Os dois dias permitiram muitas reflexões e aprendizagens sobre uma nova proposta, o grupo demonstrou muito comprometimento nas formações tanto pela participação quanto pelo cumprimento e a execução das tarefas.
Depois da elaboração das propostas as escolas tinham outro desafio, os professores se reunirem para a elaboração dos quadros de rotina contemplando as atividades permanentes, sequência didática, projeto didático e atividades ocasionais.
Como formadoras além de acompanhar os alfabetizadores e coordenadores na elaboração das propostas também orientamos o grupo na elaboração dos quadros de rotina em suas escolas através das visitas de supervisão.
A elaboração do quadro de rotina que contempla as modalidades organizativas foi um grande desafio para o grupo, mas o bom nesse processo é que todos puderam analisar como de fato os conteúdos seriam inseridos nas modalidades.
Também é importante mencionar que não impomos nada e sim levamos o grupo a reflexão que a melhor forma de organizar os conteúdos é distribuir nas modalidades organizativas e que essa organização desperta no aluno o interesse pelo ato de ler e escrever.



Depoimento de Nelcilene Vaz

Refletir sobre a prática tanto de coordenador quanto do professor não é algo fácil.Mesmo com as dificuldades quanto formadora dentro da escola, percebo que já avançamos em alguns aspectos neste ano de 2010, consegui envolver duas professoras que eram resistentes a realizar a leitura em voz alta, hoje, vejo que a leitura em voz alta é feita diariamente na minha escola e já faz parte da rotina dos professores, e digo que fruto dessa conquista deu-se pelo desenvolvimento das tematizações das práticas que tivemos o ano passado e também pelos encontros de formação no início do ano sobre as modalidades organizativas.

Relato da Coordenadora Meire Débora

Nossa rotina
Escola Chapeuzinho Vermelho


Os esstudos nas formações do Programa Além das Letras nos levou a perceber a necessidade de organizar nosso tempo didático dentro da sala de aula.
Para chegar a elaboração do quadro de rotina passamos por vários processos:
1º passo foi verificar o que deveria ser garantido na rotina. Para os momentos serem mais produtivos incluímos as modalidades organizativas: atividades permanentes como a leitura em voz alta, a roda de texto, mala viajante, roda da biblioteca, hora da brincadeira etc., Seqüência didática como: conto, reconto reescrita revisão textual etc. e Projetos didáticos tais como: história em quadrinho , contos e correspondências. No início o grupo teve muitas dúvidas e inseguranças, mas conseguiram elaborar, hoje, todos têm seu quadro de rotina exposto em um cartaz na sala de aula para ficar visível aos alunos quais atividades terão em cada dia.
2º passo foi apresentar aos pais o quadro de rotina de cada turma, a fim de esclarecer aos pais quais atividades que o professor realiza na sala para desenvolver comportamento leitor e escritor.
3º passo foi planejar as atividades propostas no quadro - planejamento diário - de acordo com a proposta curricular que elaboramos. Encontramos diversos obstáculos, algumas vezes os professores pensavam que não ia dar certo, outros não tinham segurança sobre o novo modelo de ensino. Quando percebemos essa dificuldade voltamos a estudar alguns pontos importantes durante a formação que acontece na escola e compartilhamos experiências de outros municípios através de vídeos e aos poucos estamos interiorizando essa nova proposta.
Hoje, podemos dizer que conseguimos garantir a rotina na escola dentre elas destacam atividades permanentes de leitura em voz alta feita pelo professor, à roda de texto, a sequência didática a qual o grupo ainda tem algumas dúvidas e o projeto didático.
Como coordenadora percebo que houve avanços dentro desta proposta, porém estes estão acontecendo gradativamente, percebo que já temos resultados, pois as crianças se adaptaram muito rápido com a rotina e já desenvolvem melhor a leitura e a escrita.