segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Formação  continuada como mecanismo de valorização do profissional e de aprimoramento de sua prática

Nos últimos anos, as práticas de ensino de língua portuguesa vêm sendo objeto de reflexão de muitos coordenadores e professores da rede Municipal de Ariquemes por meio da formação continuada do Programa Além das Letras.
Um grande resultado dessa formação foi reconhecimento a nível nacional da coordenadora Eliane de Araújo Teixeira, uma dos coordenadores participantes que ficou entre os 55 (cinquenta e cinco) finalistas do concurso Prêmio Victor Civita, sendo entre os 5 finalistas na categoria Gestor Nota 10, com desenvolvimento do projeto “Reflexão sobre o diagnóstico”.
O projeto  partiu da necessidade de discutir com os professores as condições didáticas necessárias para a realização do diagnóstico na alfabetização inicial.  Para que seus professores pudessem desenvolver diagnóstico confiável que de fato apontassem os conhecimentos das crianças sobre a escrita organizou as seguintes ações: Formação com os professores; Conversa individual; Análise dos diagnósticos realizados pelos professores; Utilização da estratégia tematização da prática; Observação da prática do professor realizando diagnóstico; Análise dos diagnósticos dos alunos.
 Ao conclui o projeto tornou-se evidente quanto as professoras avançaram em seu conceitos e que agora preocupam-se em  investigar mais os pensamentos das crianças e em proporcionar as condições necessárias para os alunos refletir e avançar no sistema de escrita.
Com a mudança na prática das professoras os alunos  apresentaram as seguintes de resultados:
Diagnóstico Inicial- fevereiro 2012

P.S
S..S.V.S
S.C.V.S.
S.A
ALF.
49
06
20
28
15




Diagnóstico Final – junho de 2012
P.S
S..S.V.S
S.C.V.S.
S.A
ALF.
09
17
24
23
35




            Também se inscreveram para o prêmio:

Participantes
Escola
Nome do Projeto
Eloides

Roberto Turbay
Reescrita de clássicos infantis – Categoria Professor Nota 10

Eulijanes

Profa. Eva dos Santos
Contadores de Causos Amazônicos - Categoria Professor Nota 10

Flávia

Chapeuzinho Vermelho
Inclusão do cálculo mental como prática reflexiva – Categoria Gestor Nota 10
Lindinalva

Prof. Venâncio Kottwitz
Cantigas de roda - Categoria Professor Nota 10

Margareth

Jorge Teixeira
Reescrita do conto João e Maria - Categoria Professor Nota 10


Naiane

Chapeuzinho Vermelho
Autobiografia: Descrevendo e me conhecendo - Categoria Professor Nota 10

Osvanilda
Jorge Teixeira
Formando Produtores de Texto - Categoria Gestor Nota 10
Rosineide

Chapeuzinho Vermelho
Ler com prazer se aprender a escrever - Categoria Professor Nota 10


Durante o  processo de seleção, 2 (duas)  professoras e 2 (duas) coordenadoras foram pré-selecionados. Assim, passaram por entrevistas via telefone e, ao final, os selecionadores solicitaram alguns materiais que comprovassem as experiências desenvolvidas e a aprendizagem dos alunos. Os 4 (quatro) pré-selecionados foram: Eulijanes, Margareth, Osvanilda e Eliane.

Consideramos que todos os trabalhos merecem nossos parabéns, todos são dignos de felicitações, pois  foram desenvolvidos com intuito de formar alunos leitores e escritores.