domingo, 8 de setembro de 2013

PROJETO REESCRITA DE CONTOS DE TERROR - TURMA 2º ANO


PROFESSORA ALICE - ESCOLA JORGE TEIXEIRA



PRODUTO FINAL Um livro coletivo da turma com as reescritas das crianças para ser exposto na feira cultural da escola.
DURAÇÃO: 2  meses
1ª Etapa diagnóstico inicial - Reescrita do conto O saci do Bairro do Paraitinga – objetivo:  Conhecer os saberes das crianças sobre a linguagem  escrita.
Para iniciar o projeto considerei necessário fazer uma análise individual de reescrita com um dos contos lidos. Para tanto  em uma roda li o conto O Saci no Bairro do Paraitinga por ter sido o conto preferido da turma em outras leituras feitas anteriormente. Em seguida pedi para eles reescreverem o texto. Nesta atividade meu objetivo foi verificar os conhecimentos que eles tinham sobre a linguagem escrita e se conseguiam manter as expressões utilizadas nesse tipo de gênero. Ao analisar percebi que os  textos apresentaram as seguintes características: Algumas crianças tinham dificuldades de recuperar os fatos ocorridos na narrativa; Não apresentavam pontuações em suas escritas; Algumas reescritas não apresentavam uma sequência lógica; As crianças que não estavam alfabéticas não conseguiram produzir o texto; As produções apresentavam  muitos erros  ortográficos; Alguns não separavam uma palavra da outra
2ª Etapa. Revisão da reescrita do conto O saci do bairro do Paraitinga - Objetivo: Revisar um texto escrito por um aluno a fim de despertar em coletivos comportamentos escritores para que os alunos possam fazer esse uso em suas produções de textos.

Para aproximar os alunos do comportamento escritor e também ensinar-lhes que ações são importantes para eles melhorarem o texto, escolhi um texto de um aluno para fazer a revisão textual. De início levei para sala de aula um cartaz com a produção da aluna Osmarina no qual respeitou a ordem dos acontecimentos do texto fonte, contudo alguns problemas na ortografia e pontuação, disse a eles que olharíamos para o texto e procuraríamos melhorá-los. Fui realizando a leitura pausadamente para chamar atenção do aspecto a ser revisto. No começo questionei sobre a palavra TERRENO, perguntei  se estava correta. O aluno Erik disse: Não! Então perguntei por quê. Ele disse: Não, está faltando um r, pois tem dois RR a palavra. Segui com a leitura do texto, e mais adiante perceberam que a palavra NATIVIDADE DA SERRA também precisava ser corrigida, pois estava escrita ATIVIDADE. Mais adiante a aluna Larissa disse que na frase onde JOGAVA TODO MUNDO CONTRA A PAREDE OS CINCO, estava faltando a palavra rapazes  para completar a seqüência do conto e quem iria ler não conseguiria identificar de quem estava falando. O interessante que não os convidei para falar dos aspectos ortográficos, nem precisou tanto, pois a partir do momento em que expus o cartaz oportunizou os alunos alfabéticos colocar em jogo o que sabia e fazer à troca, embora esse era meu objetivo. Prosseguimos chamando atenção para os aspectos da pontuação, contudo o  foco central não era a ordem dos acontecimentos, mas durante esse momento quando necessário fui  resgatando coletivamente acontecimentos do texto para eles evidenciarem a importância das seqüência dos fatos da narrativa. Durante toda a revisão, como escriba, fui escrevendo,lendo e relendo com eles para fazer alguns ajustes. Cada problema que apresentava no texto ou  algo que precisaria ser melhorado, recorríamos ao texto original para tirar a dúvidas também para que eles pudessem se atentar que podemos recorrer a outros recursos para resolver algum problema na escrita.
3ª EtapaUm pouco sobre o conto de assombração e apresentação do projeto Objetivo – Conversar sobre o que os alunos sabiam sobre os contos de assombração e apresentar o projeto.
Em uma roda de conversa perguntei se já ouviram falar de contos de assombração. Rapidamente o aluno Éden disse: Sim professora minha avó  já contou para mim, mas não senti medo não. Depois perguntei o que sentem quando ouvem ou quando alguém fala de algo assombroso.  As crianças foram logo dizendo: Júlia- “fico curiosa para saber o que vai acontecer; Guilherme eu sinto é muito medoMariana “não tenho medo porque não é de verdade”. Ainda na  roda de conversa apresentei a eles o projeto de reescrita de contos assombração e as etapas que seriam realizadas durante a execução do projeto. Comentei que durante esse projeto iriam presenciar diversas  situações de leitura para assim familiarizá-los com o gênero e  suas características. Percebi logo que as crianças ficaram entusiasmadas. Em seguida falei que tudo que fosse feito no projeto iria ajudá-los para produzir o livro de reescrita da turma para ser exposto na feira cultural da escola. Já neste primeiro momento percebi que se interessaram pelo desenvolvimento do projeto.
4ª Etapa- Leitura em voz alta do conto Dançando com o Morto - Objetivo: compartilhar informações sobre o autor e realizar a leitura do conto para que os alunos compartilhem suas opiniões.
Em uma roda de conversa apresentei o conto do qual iria reescreverem e realizei a leitura. Explorei a autora, dizendo a eles que a mesma realiza suas ilustrações, também que foi a 1ª escritora a usar a internet para desenhar, e que também foi a primeira a criar um site como escritora na internet onde ficaram ansiosos em conhecer mais sobre a escritora e suas obras. Durante a leitura fui percebendo que gostaram muito devido a história ser muito divertida e assustadora. Ao final perguntei se gostaram da história: O aluno Guilherme disse: que achou engraçada porque o conto parecia mais piada. A aluna Mariana falou que Além de morto estava dançando. O Guilherme falou como os mortos conseguem ficar em pé? Nhatiely – ele estava despedaçando. Guilherme – a mulher falou  para tocar mais rápido e a mãe do menino pediu para colocar tudo que era do pai dentro do baú e aí ele colocou depois a mãe começou a procurar o dinheiro e perguntou para o menino se ele sabia onde estava o dinheiro e ele disse: ué você não disse pra eu por no baú tudo que era do papai. Deixei que eles expressassem suas opiniões e conclui que aprendemos mais um pouco sobre esse gênero e que o objetivo foi alcançado.
5ª Etapa: Atividade de auditório - objetivo: Refletir  sobre sistema da escrita.
Para levá-los a refletirem sobre o sistema da escrita escolhi cinco palavras dentro do texto: O SACI DO BAIRRO DO PARAITINGA (PARAITINGA, PALMEIRA, ESTRIPULIAS E CACHORRADA) realizei uma atividade de escrita de palavra coletiva com todos os alunos pois eram palavras desconhecidas pelos alunos. Iniciei a atividade convidando as crianças que não estavam na hipótese alfabética e que apresentavam maior dificuldade na escrita das palavras levando-os individualmente para escrever no quadro, solicitando a leitura da palavra, ao final percebi que as crianças ficavam atentas e ansiosas para escrever as palavras conforme tinham conhecimento, aumentando ainda mais a curiosidade e a disputa de quem escreveria a palavra faltando menos letras e os outros questionavam porque não poderiam participar. Pois a atividade chamou muito a atenção dos alunos na escrita fazendo com que os mesmos refletissem sobre o sistema da escrita. Até mesmo dos colegas que se encontravam na mesma hipótese.  
6ª Etapa - Reescrita de conto Dançando com o Morto-Objetivo: Reescrever o texto lido pela professora.
A reescrita foi feita em duplas agrupando os alunos alfabéticos com não alfabéticos, onde os não alfabéticos davam suporte aos alfabéticos ditando e relembrando fatos que ajudaram no momento da reescrita. Durante a reescrita o professor passa pelas duplas fazendo algumas intervenções para reflexão do sistema da escrita quanto a identificação de fatos que ficaram esquecidos no texto.
     Percebi que estavam mais envolvidos e com menos dificuldades de colocar os fatos em ordem de acordo com os acontecimentos, também estavam mais preocupados em organizar os parágrafos e colocar as pontuações corretas e as características do gênero conto.

7ª ETAPA RELEITURA DO CONTO E REVISÃO
Revisão da reescrita do conto Dançando com o Morto – Objetivo: Ler para revisar reescrito adotando alguns comportamentos escritores no momento da revisão para qualificá-lo
No momento da revisão entreguei a eles a reescrita para que o aluno alfabético  lessem para o outro não alfabético o que tinham escrito, nesse momento ambos teriam que ficar atentos para perceberem o que deveria ser ajustado, caso estivesse faltando alguns fatos do texto poderiam concertar para deixar o texto mais claro e melhor para os visitantes que irão prestigiar na feira cultural. Nesta tarefa os alunos alfabéticos faziam a leitura do texto reescrito e apontavam os ajustes que deveria ser feito tendo meu apoio nas duplas onde passava e fazia os questionamentos necessários para que o texto obedecesse a sequência do texto lido, por várias vezes  recorríamos ao texto original onde a professora fazia a leitura para que os mesmos pudessem perceber o que ficou esquecido e deveria se ajustar para que o texto ficasse coerente. Durante a revisão, houve vários comentários quanto à escrita das palavras: A aluna Maria disse: “A palavra colchão eu escrevi com Ç”. A professora questionou: Qual letra você deve usar? “Ela respondeu:” Colchão escreve com C.A professora questionou novamente se a palavra colchão era escrito com X. A aluna disse que escreve com ch. Por meio dos questionamentos feito pela professora os alunos demonstraram maior envolvimento procurando melhorar a legibilidade e a compreensão do texto.Em outro dia fiz o mesmo processo só que o objetivo era pensar nas pontuações, pois alguns textos não apresentavam. Então reescreveram fazendo as adequações necessárias,  questionavam a professora para tirar dúvidas momento em que a aluna Larissa questionou se na frase: O que você está fazendo aqui seu miserável? Se  haveria um ponto de interrogação, onde a professora colocou que nas frases onde se faz perguntas utiliza-se ponto de interrogação. Então colocaram as pontuações necessárias, fizeram a leitura novamente. A professora questionou: Se alguém ler seu texto você acha que vai entender, pois estamos escrevendo para expor na feira-cultural onde várias pessoas irão ler. Diante do questionamento da professora fizeram mais uma vez a leitura onde  disseram que agora estava correto. Em outro dia solicitei que eles passassem a limpo o texto que escreveram dizendo-lhes que essa primeira escrita já iria servir para montar o livro.
8ª etapa: Elaboração do livro e ilustração. Objetivo – Elaborar o livro para expor na feira cultural.
Neste dia levei para sala de aula alguns livros de contos para eles perceberem o que continha em um livro. Mostrei que todo livro possui uma capa, biografia do autor, edição, ano. Em duplas montaram o livro. No momento de fazer a biografia do autor do livro que no caso é o aluno, não se esqueceram de incluir o autor do livro que basearam para fazer a reescrita dos contos de assombração de Angela Lago.
AVALIAÇÃO
Durante o processo de reescrita registrei a participação das crianças anotando as intervenções utilizadas para que pudessem avançar sobre o sistema da escrita, observando os avanços que obtiveram durante todo processo do projeto.
Percebi que desenvolveram comportamento leitor e escritor aproximando-se do gênero conto, pois os mesmos liam e reliam seus textos procurando recuperar os fatos da narrativa organizando os elementos conectivos do texto inclusive pontuações,
Para auxiliá-los no processo da reescrita ofereci varias situações didáticas como: Leitura feita pela professora, atuei como escriba na escrita coletiva, formei duplas para eles produzirem seus textos, proporcionei momentos de leitura individual onde os alunos alfabéticos liam para os não alfabéticos, realizei atividades de auditório para possibilitar condições de reescreverem os contos e a cada etapa do projeto percebi a evolução no reconhecimento das características do gênero conto.

Projeto Contos de Terror

Professora Rosineide - 3º ano


Ao iniciar a primeira etapa percebi a empolgação dos alunos assim que entramos na sala e eles viram alguns livros espalhados no centro da sala que tive o cuidado de arrumar antes da entrada deles. Alguns alunos já foram dizendo “Oba! Hoje temos novidades!”. O aluno Guilherme que é fã de livros de terror e filmes foi logo dizendo: “Essa aula vai ser muito boa, pois estou vendo uns livros que pela capa parece que é de terror”. Outro questionou o Guilherme: “Como você sabe?” “Olha a capa”.
Pedi que sentassem em circulo e comecei perguntando quem gostava de ler textos de terror e assistir filmes, a maioria falou que sim. Conversamos a respeito das pessoas que escrevem esses tipos de textos, o que eles acham dos textos de terror. A aluna Sâmela falou que essas pessoas que escrevem livros de terror devem ser muito tristes, porque só tem coisas de fazer medo e coisas tristes. O aluno Guilherme discordou e falou que esses escritores devem gostar mesmo é de emoção, adrenalina. Ouvi todas as crianças e foram vários comentários e discussões a respeito de quem gostava e quem não gostavam, porque apreciavam esse tipo de gênero textual.
Em seguida fiz a leitura de alguns nomes de escritores desse gênero literário e me surpreendi ao constatar que a aluna Maria Eduarda e Guilherme Rocha os mais empolgados com esses textos falaram o nome de dois escritores do livro que temos na biblioteca da escola. Com isso pude perceber que as crianças não só procuram fazer a leitura como exploram o portador textual e o autor. Falei do escritor André Vianco que é um dos principais nomes brasileiros do gênero de fantasias e terror com toques de aventura. Também falei a respeito de Heloisa Seixas uma escritora brasileira. A aluna Heloisy comentou que sua irmã gosta de um escritor americano que tem muitos livros de terror, mas ela só sabia que ele se chamava Estive king, ( Stephen King) e que todo mundo da escola da sua irmã gosta desses livros porque é de terror. Expliquei que tudo isso que estamos fazendo vai servir para apoiá-los na escrita da coletânea de texto de contos de terror de autoria que em duplas vão escrever e  que será exposto na feira cultural da escola para os visitantes conhecerem suas produções. Apresentei um livro e fiz a leitura da contracapa e o resumo do texto aguçando assim ainda mais os alunos que prometeram trazerem  os livros que eles tem em casa...