PROFESSORA ALICE - ESCOLA JORGE TEIXEIRA
PRODUTO FINAL Um livro coletivo da turma com as
reescritas das crianças para ser exposto na feira cultural da escola.
DURAÇÃO: 2
meses
1ª Etapa diagnóstico inicial - Reescrita do
conto O saci do Bairro do Paraitinga –
objetivo: Conhecer os saberes das crianças sobre a
linguagem escrita.
Para
iniciar o projeto considerei necessário fazer uma análise individual de
reescrita com um dos contos lidos. Para tanto
em uma roda li o conto O Saci no
Bairro do Paraitinga por ter sido o conto preferido da turma em outras
leituras feitas anteriormente. Em seguida pedi para eles reescreverem o texto.
Nesta atividade meu objetivo foi verificar os conhecimentos que eles tinham
sobre a linguagem escrita e se conseguiam manter as expressões utilizadas nesse
tipo de gênero. Ao analisar percebi que os textos apresentaram as seguintes
características: Algumas crianças tinham dificuldades de recuperar os fatos ocorridos na
narrativa; Não apresentavam pontuações em suas escritas; Algumas reescritas não
apresentavam uma sequência lógica; As crianças que não estavam alfabéticas não
conseguiram produzir o texto; As produções apresentavam muitos erros
ortográficos; Alguns não separavam uma palavra da outra
2ª Etapa. Revisão
da reescrita do conto O saci do bairro do Paraitinga - Objetivo: Revisar um texto escrito por um aluno a fim
de despertar em coletivos comportamentos escritores para que os alunos possam
fazer esse uso em suas produções de textos.
Para
aproximar os alunos do comportamento escritor e também ensinar-lhes que ações
são importantes para eles melhorarem o texto, escolhi um texto de um aluno para
fazer a revisão textual. De início levei para sala de aula um cartaz com a
produção da aluna Osmarina no qual respeitou
a ordem dos acontecimentos do texto fonte, contudo alguns problemas na
ortografia e pontuação, disse a eles que olharíamos para o texto e
procuraríamos melhorá-los. Fui realizando a leitura pausadamente para chamar
atenção do aspecto a ser revisto. No começo questionei sobre a palavra TERRENO,
perguntei se estava correta. O aluno
Erik disse: Não! Então perguntei por quê. Ele disse: Não, está faltando um r,
pois tem dois RR a palavra. Segui com a leitura do texto, e mais adiante
perceberam que a palavra NATIVIDADE DA SERRA também precisava ser corrigida,
pois estava escrita ATIVIDADE. Mais adiante a aluna Larissa disse que na frase
onde JOGAVA TODO MUNDO CONTRA A PAREDE OS CINCO, estava faltando a palavra
rapazes para completar a seqüência do
conto e quem iria ler não conseguiria identificar de quem estava falando. O
interessante que não os convidei para falar dos aspectos ortográficos, nem
precisou tanto, pois a partir do momento em que expus o cartaz oportunizou os
alunos alfabéticos colocar em jogo o que sabia e fazer à troca, embora esse era
meu objetivo. Prosseguimos chamando atenção para os aspectos da pontuação,
contudo o foco central não era a ordem
dos acontecimentos, mas durante esse momento quando necessário fui resgatando coletivamente acontecimentos do
texto para eles evidenciarem a importância das seqüência dos fatos da narrativa.
Durante toda a revisão, como escriba, fui escrevendo,lendo e relendo com eles
para fazer alguns ajustes. Cada problema que apresentava no texto ou algo que precisaria ser melhorado,
recorríamos ao texto original para tirar a dúvidas também para que eles
pudessem se atentar que podemos recorrer a outros recursos para resolver algum
problema na escrita.
3ª Etapa– Um
pouco sobre o conto de assombração e apresentação do projeto – Objetivo – Conversar sobre o que os
alunos sabiam sobre os contos de assombração e apresentar o projeto.
Em
uma roda de conversa perguntei se já ouviram falar de contos de assombração.
Rapidamente o aluno Éden disse: Sim
professora minha avó já contou para mim,
mas não senti medo não. Depois perguntei o que sentem quando ouvem ou quando
alguém fala de algo assombroso. As
crianças foram logo dizendo: Júlia- “fico curiosa para saber o que vai acontecer;
Guilherme “eu sinto é muito medo” Mariana
“não tenho medo porque não é de verdade”.
Ainda na roda de conversa apresentei
a eles o projeto de reescrita de contos assombração e as etapas que seriam
realizadas durante a execução do projeto. Comentei que durante esse projeto
iriam presenciar diversas situações de
leitura para assim familiarizá-los com o gênero e suas características. Percebi logo que as
crianças ficaram entusiasmadas. Em seguida falei que tudo que fosse feito no
projeto iria ajudá-los para produzir o livro de reescrita da turma para ser
exposto na feira cultural da escola. Já neste primeiro momento percebi que se
interessaram pelo desenvolvimento do projeto.
4ª Etapa- Leitura
em voz alta do conto Dançando com o Morto - Objetivo: compartilhar informações
sobre o autor e realizar a leitura do conto para que os alunos compartilhem
suas opiniões.
Em
uma roda de conversa apresentei o conto do qual iria reescreverem e realizei a
leitura. Explorei a autora, dizendo a eles que a mesma realiza suas ilustrações,
também que foi a 1ª escritora a usar a internet para desenhar, e que também foi
a primeira a criar um site como escritora na internet onde ficaram ansiosos em
conhecer mais sobre a escritora e suas obras. Durante a leitura fui percebendo
que gostaram muito devido a história ser muito divertida e assustadora. Ao
final perguntei se gostaram da história: O aluno Guilherme disse: que achou engraçada porque o conto parecia mais
piada. A aluna Mariana falou que Além de morto estava dançando. O Guilherme
falou como os mortos conseguem ficar em pé? Nhatiely – ele estava despedaçando.
Guilherme – a mulher falou para tocar
mais rápido e a mãe do menino pediu para colocar tudo que era do pai dentro do
baú e aí ele colocou depois a mãe começou a procurar o dinheiro e perguntou para
o menino se ele sabia onde estava o dinheiro e ele disse: ué você não disse pra
eu por no baú tudo que era do papai. Deixei que eles expressassem suas opiniões
e conclui que aprendemos mais um pouco sobre esse gênero e que o objetivo foi
alcançado.
5ª Etapa: Atividade
de auditório - objetivo: Refletir
sobre sistema da escrita.
Para levá-los a
refletirem sobre o sistema da escrita escolhi cinco palavras dentro do texto: O
SACI DO BAIRRO DO PARAITINGA (PARAITINGA, PALMEIRA, ESTRIPULIAS E CACHORRADA) realizei
uma atividade de escrita de palavra coletiva com todos os alunos pois eram
palavras desconhecidas pelos alunos. Iniciei a atividade convidando as crianças
que não estavam na hipótese alfabética e que apresentavam maior dificuldade na
escrita das palavras levando-os individualmente para escrever no quadro, solicitando
a leitura da palavra, ao final percebi que as crianças ficavam atentas e
ansiosas para escrever as palavras conforme tinham conhecimento, aumentando
ainda mais a curiosidade e a disputa de quem escreveria a palavra faltando
menos letras e os outros questionavam porque não poderiam participar. Pois a
atividade chamou muito a atenção dos alunos na escrita fazendo com que os
mesmos refletissem sobre o sistema da escrita. Até mesmo dos colegas que se
encontravam na mesma hipótese.
6ª Etapa - Reescrita
de conto Dançando com o Morto-Objetivo: Reescrever o texto lido pela professora.
A
reescrita foi feita em duplas agrupando os alunos alfabéticos com não alfabéticos,
onde os não alfabéticos davam suporte aos alfabéticos ditando e relembrando
fatos que ajudaram no momento da reescrita. Durante a reescrita o professor
passa pelas duplas fazendo algumas intervenções para reflexão do sistema da
escrita quanto a identificação de fatos que ficaram esquecidos no texto.
Percebi que estavam mais envolvidos e com menos dificuldades de
colocar os fatos em ordem de acordo com os acontecimentos, também estavam mais
preocupados em organizar os parágrafos e colocar as pontuações corretas e as
características do gênero conto.
7ª ETAPA RELEITURA DO CONTO E REVISÃO
Revisão da
reescrita do conto Dançando com o Morto – Objetivo: Ler para revisar reescrito
adotando alguns comportamentos escritores no momento da revisão para
qualificá-lo
No momento da
revisão entreguei a eles a reescrita para que o aluno alfabético lessem para o outro não alfabético o que
tinham escrito, nesse momento ambos teriam que ficar atentos para perceberem o
que deveria ser ajustado, caso estivesse faltando alguns fatos do texto
poderiam concertar para deixar o texto mais claro e melhor para os visitantes
que irão prestigiar na feira cultural. Nesta tarefa os alunos alfabéticos
faziam a leitura do texto reescrito e apontavam os ajustes que deveria ser
feito tendo meu apoio nas duplas onde passava e fazia os questionamentos
necessários para que o texto obedecesse a sequência do texto lido, por várias
vezes recorríamos ao texto original onde
a professora fazia a leitura para que os mesmos pudessem perceber o que ficou
esquecido e deveria se ajustar para que o texto ficasse coerente. Durante a
revisão, houve vários comentários quanto à escrita das palavras: A aluna Maria
disse: “A palavra colchão eu escrevi com Ç”. A professora questionou: Qual
letra você deve usar? “Ela respondeu:” Colchão escreve com C.A professora
questionou novamente se a palavra colchão era escrito com X. A aluna disse que
escreve com ch. Por meio dos questionamentos feito pela professora os alunos
demonstraram maior envolvimento procurando melhorar a legibilidade e a
compreensão do texto.Em outro dia fiz o mesmo processo só que o objetivo era
pensar nas pontuações, pois alguns textos não apresentavam. Então reescreveram
fazendo as adequações necessárias, questionavam a professora para tirar dúvidas momento
em que a aluna Larissa questionou se na frase: O que você está fazendo aqui seu
miserável? Se haveria um ponto de
interrogação, onde a professora colocou que nas frases onde se faz perguntas utiliza-se
ponto de interrogação. Então colocaram as pontuações necessárias, fizeram a
leitura novamente. A professora questionou: Se alguém ler seu texto você acha
que vai entender, pois estamos escrevendo para expor na feira-cultural onde
várias pessoas irão ler. Diante do questionamento da professora fizeram mais
uma vez a leitura onde disseram que
agora estava correto. Em outro dia
solicitei que eles passassem a limpo o texto que escreveram dizendo-lhes que
essa primeira escrita já iria servir para montar o livro.
8ª etapa: Elaboração
do livro e ilustração. Objetivo –
Elaborar o livro para expor na feira cultural.
Neste dia levei
para sala de aula alguns livros de contos para eles perceberem o que continha
em um livro. Mostrei que todo livro possui uma capa, biografia do autor,
edição, ano. Em duplas montaram o livro. No momento de fazer a biografia do autor do livro que
no caso é o aluno, não se esqueceram de incluir o autor do livro que basearam
para fazer a reescrita dos contos de assombração de Angela Lago.
AVALIAÇÃO
Durante o processo de reescrita registrei a
participação das crianças anotando as intervenções utilizadas para que pudessem
avançar sobre o sistema da escrita, observando os avanços que obtiveram durante
todo processo do projeto.
Percebi que
desenvolveram comportamento leitor e escritor aproximando-se do gênero conto,
pois os mesmos liam e reliam seus textos procurando recuperar os fatos da
narrativa organizando os elementos conectivos do texto inclusive pontuações,
Para auxiliá-los
no processo da reescrita ofereci varias situações didáticas como: Leitura feita
pela professora, atuei como escriba na escrita coletiva, formei duplas para
eles produzirem seus textos, proporcionei momentos de leitura individual onde
os alunos alfabéticos liam para os não alfabéticos, realizei atividades de
auditório para possibilitar condições de reescreverem os contos e a cada etapa
do projeto percebi a evolução no reconhecimento das características do gênero
conto.