Relato da professora Eulijanes Costa
O projeto “Contadores de Causos
Amazônicos” foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino
Fundamental Professora Eva dos Santos de Oliveira, situada à rua Acácia nº 1571
setor 01, Município de Ariquemes – RO atende cercade 565 ( quinhentos e
sessenta e cinco) alunos da rede regular de ensino. E para que os alunos se
interessassem pelos causos que eram contados em rodas de conversa a beira das
fogueiras e lampiões de antigamente, pois hoje eles se reúnem em frente aos
computadores, TV, a inúmeras tecnologias
e não ouvem mais aqueles causos contados pelos avôs, pelos pais, apenas lêem
sozinhos. Assim quis resgatar as histórias populares esquecidas que fazem parte
da cultura Amazônica.
O projeto foi
desenvolvido na turma do 2º ano “A”, composto
por 26 ( vinte e seis) alunos, sendo que 15 (quinze) apresentam escrita alfabética
e 11 (onze), não são alfabéticos.
Assim planejei
um projeto que pudesse colocar as crianças em constante reflexão sobre a
reescrita de causos e suas características, onde iriam ler causos, reescrever,
revisar...
A escolha dos causos baseou-se nas obras de
Augustinho Quintino Batista, por ser um gênero que fala sobre causos da Região
Norte do Brasil, pouco conhecido pelas crianças e também por retratar a
história dos seringueiros, ribeirinhos que conhecem a linguagem da mata e ainda
Câmara Cascudo, Silvio Romero, Padres e pessoas da comunidade. Dentre os causos
amazônicos abordados pelos alunos destacam-se: A Pororoca: um causo Amazônico,
A Cobra Grande, O Boi Bumbá, O Pai da Mata, A Mãe do Lago, O Caboclinho da
Mata, A Onça, Os Cachorros bom de caça, Os Caçadores e outros.
Ao final do desenvolvimento
do projeto percebi que muitos alunos não recuperavam a ordem dos acontecimentos
da narrativa, fato evidenciado por mim no diagnóstico inicial da turma. Passaram
a recuperar os fatos, sendo este, algo impreensídivel para formar contadores de
causo.
Sendo assim
percebi que por meio desse projeto que as crianças evoluíram tanto na linguagem
escrita quanto na linguagem oral fato evidenciado a partir da linguagem escrita
e nas contações de causos.
Também percebi
que as situações didáticas que proporcionei aos meus alunos contribuíram para a
evolução dos mesmos.