terça-feira, 21 de setembro de 2010

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE PARLENDAS

Sequência didática – Desenvolvida pela professora Eliane Werner dos Santos - Escola Jorge Teixeira

1ª etapa
• Em uma roda de conversa, saber se as crianças conhecem alguma parlenda.
• Pedir para os alunos falar parlendas que conhecem.
• Leitura de várias parlendas pela professora, durante alguns dias.

2ª etapa
• Pedir para os alunos pesquisarem outras parlendas na biblioteca, na internet ou com a família e levar para a sala de aula.
3ª etapa
• Juntamente com a professora fazer a leitura das parlendas que pesquisaram.
• Montar um quadro de parlendas preferidas e expor em cartazes na sala de aula.



4ª etapa
• Durante alguns dias selecionar parlendas para as crianças ditarem ao professor, que irá escrever no quadro, favorecendo a reflexão dos alunos sobre a escrita, propondo comparações entre palavras que começam ou terminam da mesma forma (letras, partes da palavra) por ser um gênero de estrutura simples possibilitam que os alunos pensem muito mais na escrita das palavras (que letras usar,quantas)

5ª etapa –

• Produção de uma parlenda



6ª etapa
• Montar um livro de parlendas favoritas da turma que será colocado na maleta viajante e biblioteca da escola para todos os alunos da escola lerem.




Depoimento da professora Eliane do 1º ano B:

Desde que comecei a participar da formação continuada do Programa Além das letras, tenho mudado minha prática em sala de aula e com isso estou verificando um grande avanço de aprendizagem nos meus alunos.
A partir da formação tenho refletido minha prática e procuro trabalhar de maneira diferenciada, ou seja, deixei de levar coisas prontas para meus alunos, as produções de texto com figuras não utilizo mais.
Percebi que esse trabalho com as parlendas que as crianças refletiam sobre o sistema alfabético de escrita e além disso permitia que os alunos estabelecessem uma relação entre o oral e escrito. A atividade era um desafio para mim, mas confesso que as crianças me surpreenderam, conseguiram refletir sobre o funcionamento do sistema da escrita.
E considero o sucesso da atividade por acredita e investir em meus alunos.
Por isso digo que a formação tem sido ótima, pois tem contribuído muito na minha vida profissional.