domingo, 8 de maio de 2011

Reescrita

Alessandro e Gabriel foram movidos a reescreverem alguns contos ao redor da fogueira de Rogério Barbosa. Foram apresentadas duas sequências de reescrita dessas crianças que comprovam que ela é uma excelente situação de aprendizagem porque permite aproximar as crianças da linguagem que se escreve. Neste projeto, em especial, Alessandro e Gabriel, sabiam que iriam escrever, um conto, para fazer parte de um livro de reescrita de contos desse autor, para ser exposto na feira cultural da escola para toda comunidade escolar prestigiar. Além de saber o destinatário, a finalidade de sua escrita e que gênero seria escrito eles participaram de diversas situações de: leitura feita pela professora; ditado para a professora; análise de algumas expressões utilizadas pelo autor que enriquece o texto e também de palavras que caracteriza o gênero; produções coletivas e em dupla; revisão textual; produções coletivas professora evidenciava comportamentos escritores; alguns momentos das produções retornava ao texto-fonte para que as crianças analisassem o que faltava no texto.
Abaixo está outro texto elaborado pela dupla, este é a primeira versão do segundo conto escolhido por eles para reescreverem. Observem o texto e analise com o primeiro e digam que cuidados eles já tomaram ao produzir esse texto? Seria diferente iniciar essa situação já solicitando as crianças a reescrita de um conto antes de passar por todo esse processo?