sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Reescrita e Reescrever

Coordenador Vicente de Paulo


O sétimo e oitavo encontro do Programa de formação continuada Além das Letras abordou um conteúdo muito interessante para ser discutido e trabalhado nas escolas, a REESCRITA. O conteúdo tem sido ultimamente muito falado, positivamente por professares e coordenadores das escolas municipais de Ariquemes por ter dado muito certo a sua prática nas escolas que aderiram à proposta de trabalho.
No processo de construção do conhecimento do ser humano o objeto de estudo precisa ser “digerido”. Assim como na alimentação, o alimento passa por diversas etapas para atingir as células do organismo e transformar em energia vital, o conhecimento da mesma forma, precisa desestabilizar o nosso conceito que temos de algo e ressiguinificá-lo, transformando-o em um novo conhecimento, fazendo assim parte do nosso aprendizado. Depois que acontecer todo esse processo conosco que passamos a utilizar o conhecimento construído na nossa prática cotidiana.
Quando foi abordada a reescrita no curso, a primeira impressão que veio a tona foi que a reescrita é um processo de escrever de novo, entendendo-a como o procedimento de reescrever. Essa forma equivocada de conceitualizar a reescrita ficou muito evidente quando em um encontro de formação uma professora comparou a reescrita com uma frase de Guimarães Rosa dizendo: “A reescrita é igual à lavadeira que lava roupa no rio molha, esfrega, enxágua até a roupa ficar pronta para por no varal”. Veja que essa comparação está mais associada ao processo de reescrever ou seja de comportamento de escritor e não a proposta de reescrita. Reescrever seria escrever um texto novamente, passando-o a limpo, fazendo correções necessárias até que o texto fique pronto, que é diferente da reescrita como uma atividade de produção de texto.
Os conceitos de reescrita e reescrever podem gerar dúvidas durante as abordagens, por serem palavras derivadas que, no entanto apresentam conceitos distintos. A reescrita é uma nova proposta de trabalho. Na reescrita o texto reescrito não é uma cópia fiel, sempre tem um texto como matriz, deverá conserva o enredo a essência do texto, mas que, no entanto também acaba sendo uma nova produção e que não deixa de utilizar o comportamento de escritor que é o reescrever na intenção de deixar o texto totalmente pronto. Na proposta da reescrita o importante não é memorizar o texto matriz, mas levar os alunos a recuperar elementos que caracteriza o determinado texto que está sendo reescrito.
O mais interessante no processo de construção do conhecimento é que após a construção de um novo conhecimento a pessoa passa a ver a realidade de uma outra forma, dessa forma o ser humano sempre se renova na busca da perfeição, ou melhor, de novos conhecimentos.
Ser aberto aos novos paradigmas é aceitar o desafio de colocar os conhecimentos construídos em jogo para crescer profissionalmente e viver a dinâmica da vida que se renova o cada segundo.