sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Um Pouco do Projeto Cantigas de Roda desenvolvido pela Professora Marcicleide Escola Dr. Dirceu de Almeida



Este é a parte inicial do relato da professora que esta desenvolvendo um projeto cantigas de roda com os alunos do 1º ano.

"Iniciei o projeto de cantigas de roda  de conversa  sobre cantigas de roda. No primeiro momento perguntei para os alunos se eles sabiam o que era cantigas de roda. Deixei todos falarem se conhecia alguma cantiga de roda. Alguns fizeram relação com a  roda de carro e de bicicleta. Então eu interferi perguntando o que a palavra cantiga nos  lembra. Só assim uma aluna respondeu vem de cantar neste momento afirmei que  cantar é quando cantamos uma música. Aproveitei e falei que são as cantadas em roda de mãos dadas outras fazendo a coreografia. Após esta intervenção os próprios alunos descobriram que já sabiam que conheciam algumas cantigas de roda e logo falaram ciranda cirandinha, atirei o pau no gato e muitas outras.
Depois fiz uma explicação de como seria desenvolvido o projeto, a finalidade desse projeto para eles como alunos será muito importante porque todos irão aprender a ler a  escrever por meio das cantigas, além disso, terá a participação das famílias onde contribuíram com as crianças para realizarem uma entrevista sobre as cantigas de roda que conhecem e como eles brincavam antigamente. Que o projeto nos proporcionará lembranças de nossa infância de como fomos criados e também iremos conhecer as cantigas que fizeram parte da infância dos nossos pais e avós, com isso resgataremos os valores bons de antigamente, no decorrer do projeto será confeccionado uma coletânea de algumas cantigas de roda escolhida pela turma como as mais preferidas para ser exposto na feira cultural.
No dia seguinte fiz uma relação dos títulos das cantigas de roda no quadro que os alunos iam  dizendo e eu escrevendo. Pedi para eles escolherem entre as vintes cantigas decidissem as dez (10). Em outro momento realizamos o cartaz fizemos a leitura dos titulos coletivamente e cantamos algumas escolhidas por eles, depois solicitei que escolhessem entre as dez (10) cinco (5) das mais preferidas da turma preferidas da turma para fazer um cartaz e que essas serão as escritas para formar a coletânea leram. Depois cantamos algumas..."

Nenhum comentário: