domingo, 8 de setembro de 2013

Projeto Contos de Terror

Professora Rosineide - 3º ano


Ao iniciar a primeira etapa percebi a empolgação dos alunos assim que entramos na sala e eles viram alguns livros espalhados no centro da sala que tive o cuidado de arrumar antes da entrada deles. Alguns alunos já foram dizendo “Oba! Hoje temos novidades!”. O aluno Guilherme que é fã de livros de terror e filmes foi logo dizendo: “Essa aula vai ser muito boa, pois estou vendo uns livros que pela capa parece que é de terror”. Outro questionou o Guilherme: “Como você sabe?” “Olha a capa”.
Pedi que sentassem em circulo e comecei perguntando quem gostava de ler textos de terror e assistir filmes, a maioria falou que sim. Conversamos a respeito das pessoas que escrevem esses tipos de textos, o que eles acham dos textos de terror. A aluna Sâmela falou que essas pessoas que escrevem livros de terror devem ser muito tristes, porque só tem coisas de fazer medo e coisas tristes. O aluno Guilherme discordou e falou que esses escritores devem gostar mesmo é de emoção, adrenalina. Ouvi todas as crianças e foram vários comentários e discussões a respeito de quem gostava e quem não gostavam, porque apreciavam esse tipo de gênero textual.
Em seguida fiz a leitura de alguns nomes de escritores desse gênero literário e me surpreendi ao constatar que a aluna Maria Eduarda e Guilherme Rocha os mais empolgados com esses textos falaram o nome de dois escritores do livro que temos na biblioteca da escola. Com isso pude perceber que as crianças não só procuram fazer a leitura como exploram o portador textual e o autor. Falei do escritor André Vianco que é um dos principais nomes brasileiros do gênero de fantasias e terror com toques de aventura. Também falei a respeito de Heloisa Seixas uma escritora brasileira. A aluna Heloisy comentou que sua irmã gosta de um escritor americano que tem muitos livros de terror, mas ela só sabia que ele se chamava Estive king, ( Stephen King) e que todo mundo da escola da sua irmã gosta desses livros porque é de terror. Expliquei que tudo isso que estamos fazendo vai servir para apoiá-los na escrita da coletânea de texto de contos de terror de autoria que em duplas vão escrever e  que será exposto na feira cultural da escola para os visitantes conhecerem suas produções. Apresentei um livro e fiz a leitura da contracapa e o resumo do texto aguçando assim ainda mais os alunos que prometeram trazerem  os livros que eles tem em casa...

Nenhum comentário: