sábado, 22 de maio de 2010

Formação Continuada

Organização do tempo didático

No início do ano realizamos dois dias de formação para os professores alfabetizadores e coordenadores das escolas municipais.
Os Encontros tinham dois objetivos:
1. Refletir sobre distribuição dos gêneros textuais no planejamento escolar de forma que sejam contemplados nas modalidades organizativas do tempo didático;
2. Elaborar uma proposta curricular que contemple as modalidades organizativas do tempo didático;
Os dois dias permitiram muitas reflexões e aprendizagens sobre uma nova proposta, o grupo demonstrou muito comprometimento nas formações tanto pela participação quanto pelo cumprimento e a execução das tarefas.
Depois da elaboração das propostas as escolas tinham outro desafio, os professores se reunirem para a elaboração dos quadros de rotina contemplando as atividades permanentes, sequência didática, projeto didático e atividades ocasionais.
Como formadoras além de acompanhar os alfabetizadores e coordenadores na elaboração das propostas também orientamos o grupo na elaboração dos quadros de rotina em suas escolas através das visitas de supervisão.
A elaboração do quadro de rotina que contempla as modalidades organizativas foi um grande desafio para o grupo, mas o bom nesse processo é que todos puderam analisar como de fato os conteúdos seriam inseridos nas modalidades.
Também é importante mencionar que não impomos nada e sim levamos o grupo a reflexão que a melhor forma de organizar os conteúdos é distribuir nas modalidades organizativas e que essa organização desperta no aluno o interesse pelo ato de ler e escrever.



Nenhum comentário: