sábado, 22 de maio de 2010

Relato da Coordenadora Meire Débora

Nossa rotina
Escola Chapeuzinho Vermelho


Os esstudos nas formações do Programa Além das Letras nos levou a perceber a necessidade de organizar nosso tempo didático dentro da sala de aula.
Para chegar a elaboração do quadro de rotina passamos por vários processos:
1º passo foi verificar o que deveria ser garantido na rotina. Para os momentos serem mais produtivos incluímos as modalidades organizativas: atividades permanentes como a leitura em voz alta, a roda de texto, mala viajante, roda da biblioteca, hora da brincadeira etc., Seqüência didática como: conto, reconto reescrita revisão textual etc. e Projetos didáticos tais como: história em quadrinho , contos e correspondências. No início o grupo teve muitas dúvidas e inseguranças, mas conseguiram elaborar, hoje, todos têm seu quadro de rotina exposto em um cartaz na sala de aula para ficar visível aos alunos quais atividades terão em cada dia.
2º passo foi apresentar aos pais o quadro de rotina de cada turma, a fim de esclarecer aos pais quais atividades que o professor realiza na sala para desenvolver comportamento leitor e escritor.
3º passo foi planejar as atividades propostas no quadro - planejamento diário - de acordo com a proposta curricular que elaboramos. Encontramos diversos obstáculos, algumas vezes os professores pensavam que não ia dar certo, outros não tinham segurança sobre o novo modelo de ensino. Quando percebemos essa dificuldade voltamos a estudar alguns pontos importantes durante a formação que acontece na escola e compartilhamos experiências de outros municípios através de vídeos e aos poucos estamos interiorizando essa nova proposta.
Hoje, podemos dizer que conseguimos garantir a rotina na escola dentre elas destacam atividades permanentes de leitura em voz alta feita pelo professor, à roda de texto, a sequência didática a qual o grupo ainda tem algumas dúvidas e o projeto didático.
Como coordenadora percebo que houve avanços dentro desta proposta, porém estes estão acontecendo gradativamente, percebo que já temos resultados, pois as crianças se adaptaram muito rápido com a rotina e já desenvolvem melhor a leitura e a escrita.









4 comentários:

Marili disse...

Olá Pessoal,
O Blog ficou ótimo.
Parabéns!!!!!!
Marili-Pedreira-S.P.(Participante do Programa Além das Letras)

Claudiene e Sandra disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marina disse...

Muito legal esse relato da Coordenadora Meire Débora, retrata seguramente os avanços da aprendizagem da leitura e escrita na escola com a interferência da Formação continuada do Além das Letras. Parabéns à coordenadora e a toda sua equipe de professoras.

Renata disse...

Parabéns a todos os profissionais envolvidos no programa Alem das Letras no município de Ariquemes,fico muito feliz em acompanhar por meio de Claudiene e Sandra o desenvolvimento desse trabalho e o quanto pode fazer a diferença na vida das crianças.
Renata (consultora do programa Alem das Letras no município)