sexta-feira, 28 de maio de 2010

Leitura em voz alta- Coordenadora Leticia Pereira Gonçalves

Escola Professor Levi Alves de Freitas

Sabemos que nossa cultura valoriza pouco a leitura por prazer, pelo conhecimento que ela nos traz e pela amplitude de visão de mundo que ela propicia ao leitor. Muitas vezes foi vista na escola como uma atividade necessária apenas como objeto de ensino didático e seu propósito era unicamente ensinar a ler.
Através dos encontros de formação Além das Letras, pudemos rememorar e melhorar algumas práticas de leitura em sala de aula. A leitura sendo uma atividade tão importante no meio social, deve aparecer desde o inicio escolar como atividade permanente e diária feita pelo professor. Para que a criança em inicio escolar desenvolva verdadeiro comportamento leitor é necessário um contato direto com diversos gêneros textuais através da leitura em voz alta feita pelo professor.
Nos encontros de formação que acontecem na escola os professores puderam estudar e colocar em prática, qual postura devem tomar diante dos alunos ao realizar a leitura em voz alta, tais como:
• O planejamento com antecedência para que ao ler o professor apresente todo o contexto que envolve o ato de ler;
• Ler em voz alta e clara com entonação e ênfase, fazendo pausas intencionais. Expondo diante dos alunos seu próprio comportamento leitor, interessado, surpreso, emocionado e divertido.
• Anunciar a leitura a ser feita e mostrar porque a escolheu, por que é uma leitura atrativa e interessante, onde e como encontrou, se é um livro mostra a capa e lê os dados sobre o autor , o título, a editora e o ilustrador. Assim o aluno vai se apropriando de tudo o que envolve o ato de ler e terá facilidade e segurança ao fazer suas próprias escolhas.
Esta prática contribui para aguçar a curiosidade dos alunos e permite que a vontade de ler seja contagiante. Exercendo a leitura em voz alta com entusiasmo, somente pelo prazer, sem cobranças posteriores, os professores se tornam modelos, envolvendo os alunos de tal maneira que eles também querem ler.
Em nossa escola este exercício contribuiu muito para o desenvolvimento da leitura dos nossos alunos e a procura de livros de diversos gêneros na biblioteca se multiplicou.

2 comentários:

Cleide disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
C leide disse...

Leticia percebo que domina muito bem o conteudo. Parabéns!!!!