sexta-feira, 28 de maio de 2010

COORDENADOR COMO FORMADOR - Nivalda Pereira da Silva

Escola Dr. Dirceu de Almeida

Iniciei o trabalho como Coordenadora em abril de dois mil e nove, já conhecia os objetivos do Programa Além das Letras, pois atuava em uma turma 2º ano das séries iniciais, quando me vi no papel de formadora é que percebi como era grandioso e importante este trabalho.
No início não foi muito fácil, nos encontros durante as reflexões as professoras demonstravam insegurança, se realmente conseguiríamos atingir os objetivos propostos, achavam que fazer a leitura em voz alta sem uma cobrança de conteúdos em seguida, era perder tempo , ficando claro, que a leitura em voz alta não era considerada até então como conteúdo por alguns professores.
A medida que refletíamos através da tematização da prática percebemos juntos a importância da leitura em voz alta, foi então que começaram as mudanças de conceitos sobre a leitura, os professores passaram a realizar atividades permanentes de leitura em voz alta diariamente em sala, visitas a biblioteca semanalmente, hora da leitura em ambientes extra classe, muitos objetivos foram alcançados: comportamentos leitores dos alunos, professores e coordenadora, visitas mais frequentes a biblioteca da escola.
Hoje, podemos dizer que houve muitos avanços, mas temos o desafio de melhorar as nossas práticas de produção de textos, a partir das reflexões, tematização da prática e os encontros de formação através da problematização já percebemos que se faz necessário haver mudanças.
Acredito que elas já estão acontecendo gradativamente e que é possível melhorar cada dia.

Um comentário:

Márcia disse...

Que bom Nivalda!
É muito bom saber, que já existe avanços em sua escola referente a leitura em voz alta. Mas achei legal o que diz a respeito do desafio que percebe que é necessário mudanças. Isso é refletir sobre a prática do professor.É muito bom. Parabéns!