domingo, 12 de maio de 2013

Projeto: Contadores de Causos Amazônicos



 Relato da professora Eulijanes Costa

O projeto “Contadores de Causos Amazônicos” foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Eva dos Santos de Oliveira, situada à rua Acácia nº 1571 setor 01, Município de Ariquemes – RO atende cercade 565 ( quinhentos e sessenta e cinco) alunos da rede regular de ensino. E para que os alunos se interessassem pelos causos que eram contados em rodas de conversa a beira das fogueiras e lampiões de antigamente, pois hoje eles se reúnem em frente aos computadores, TV, a inúmeras  tecnologias e não ouvem mais aqueles causos contados pelos avôs, pelos pais, apenas lêem sozinhos. Assim quis resgatar as histórias populares esquecidas que fazem parte da cultura Amazônica.
O projeto foi desenvolvido na turma do 2º ano “A”, composto por 26 ( vinte e seis) alunos, sendo que 15 (quinze) apresentam escrita alfabética e 11 (onze), não são alfabéticos.
Assim planejei um projeto que pudesse colocar as crianças em constante reflexão sobre a reescrita de causos e suas características, onde iriam ler causos, reescrever, revisar...
 A escolha dos causos baseou-se nas obras de Augustinho Quintino Batista, por ser um gênero que fala sobre causos da Região Norte do Brasil, pouco conhecido pelas crianças e também por retratar a história dos seringueiros, ribeirinhos que conhecem a linguagem da mata e ainda Câmara Cascudo, Silvio Romero, Padres e pessoas da comunidade. Dentre os causos amazônicos abordados pelos alunos destacam-se: A Pororoca: um causo Amazônico, A Cobra Grande, O Boi Bumbá, O Pai da Mata, A Mãe do Lago, O Caboclinho da Mata, A Onça, Os Cachorros bom de caça, Os Caçadores e outros.
Ao final do desenvolvimento do projeto percebi que muitos alunos não recuperavam a ordem dos acontecimentos da narrativa, fato evidenciado por mim no diagnóstico inicial da turma. Passaram a recuperar os fatos, sendo este, algo impreensídivel para formar contadores de causo.
Sendo assim percebi que por meio desse projeto que as crianças evoluíram tanto na linguagem escrita quanto na linguagem oral fato evidenciado a partir da linguagem escrita e nas contações de causos.
Também percebi que as situações didáticas que proporcionei aos meus alunos contribuíram para a evolução dos mesmos.

Nenhum comentário: