sexta-feira, 18 de março de 2011

O que escrever? Para que escrever? Para quem escrever?

O despontar do sol me energizou a escrever um pouco sobre o ilustre título acima, nesta tarde de sexta-feira, 18 de março de 2011.
Grande é o reencontro com as nobres perguntas a quem exerce um papel de escritor. São perguntas que colocam a escrita na sua função comunicativa.
Quando é possibilitada a aproximação com os poemas, fábulas, contos, noticias, receitas culinárias, textos de memórias, crônicas... Permite a criança mesmo sem saber ler e escrever convencionalmente aprender sobre os diversos usos e formas da língua.
Contudo o oferecimento de diversos gêneros não garante a familiaridade, para ensinar a linguagem escrita é preciso criar situação que tenham continuidade como os projetos didáticos, as sequências didáticas... dessa forma as crianças empenham-se em comunicar o que aprenderam sobre a linguagem dos textos nas situações que participam de leitura e escrita.
Para tanto além do contato sistemático com gênero, é igualmente importante o professor oferecer condições de aprendizagens, para as crianças, de práticas sociais de leitura e escrita em variadas situações comunicativas.
Enfim, saber:
O que escrever? Definir o gênero que será escrito: conto, fábula, notícia, receita culinária, bilhetes, cartas, textos de memórias, crônicas...
Para que escrever? Finalidade da escrita - o ideal é que estejam articulados com os propósitos comunicativos e didáticos como bem cita Délia Lerner no livro “É possível ler na escola?” - Cap. 4 do livro Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário.
Para quem escrever? É preciso saber a quem destina as produções para fazer mais sentido ao escritor.
E ai vai o conjunto de palavras que formou este texto para os leitores deste blog.

CLAUDIENE D. DA SILVA

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