sábado, 16 de abril de 2011

ANÁLISE DE REESCRITA

As professoras Eliane e Alice da Escola Jorge Teixeira estão desenvolvendo um projeto de reescritas de Contos ao Redor da Fogueira com seus alunos. O objetivo é aproximar as crianças da linguagem escrita através de leitura e reescrita desses contos africanos escritos por Rogério Barbosa.
Elas já explicaram para as crianças que ao final do projeto irão montar um livro coletivo de reescritas de contos da turma para ser exposto na semana do livro na escola.
Incansavelmente estão desenvolvendo cada etapa, e cada vez que uma é concluída vão percebendo que é necessário aprofundar alguns conteúdos escolhidos neste projeto como: leitura em voz alta pelas professoras dos contos africanos,explorar mais as expressões utilzidas pelo autor, desenvolver mais atividades de revisão textual em coletivo (professoras como escribas) e em dupla, acrescentaram mais atividades de reescritas e a elaboração das listas de expressões utilizadas pelo autor deixaram as crianças cada vez mais curiosas que foi necessário levá-las a pesquisarem (no laboratório de informática e em casa com os pais) alguns significados de algumas palavras escritas nos contos
Na 6ª etapa do projeto propuseram uma atividade de reescrita em dupla para suas crianças, que é interessante discutir neste espaço.
Abaixo está a produção de reescrita dos alunos Gabriel e Alessandro do 2° ano, esta é a primeira produção deles.
Leia o texto que deu origem a essa reescrita, analisem a reescrita das crianças e procurem descrever ações que seriam interessantes a professora fazer para ampliar os conhecimentos dessas crianças sobre a linguagem e os recursos discursivos presentes neste conto, para que assim elas possam qualificarem essa produção de texto.




12 comentários:

CLARISSE DE LONDRINA disse...

LI O TEXTO DA DUPLA E GOSTEI MUITO. PARA CRIANÇAS DE 2° ANO ELES ESTÃO É MUITO BEM!!ACHO QUE UMA AÇÃO SERIA A PROFESSORA FOCAR NO ASPECTO DE ORGANIZAÇÃO DOS PARÁGRAFOS, PARA FICAR MAIS PRÓXIMO DA ESTRUTURA DESSE GÊNERO

DEnise disse...

Olá, primeiramente quero parabenizar essas professoras pelo belo projeto que estão desenvolvendo. Realmente acho que vão atingir os objetivos esperados. Além de tudo que apresenta ser interessante gostei muito da escolha do texto, é um gênero não muito conhecido, foge daquela coisa corriqueira Chapeuzinho Vermelho, Três porquinhos etc. Gostei do desafio mas vou fazer com mais tempo. Depois eu volto.
Denise

ELISANGELA disse...

NÃO CONSIGO LER O TEXTO A IMAGEM É MUITO PEQUENA!!

Claudiene disse...

Elisangela é só clicar na imagem que aparece tela cheia.

Elisangela disse...

As crianças de forma geral recuperam bem os acontecimentos do texto, porém faltou parte da história.Um movimento que julgo importante é a professora mostrar que parte faltou da história e assim pudessem escrever melhor.

Anônimo disse...

Acredito que para o texto dessas crianças melhorarem a professora deve trabalhar os aspectos ortográficos.

Anônimo disse...

SOU ELVIRA DE GOIÂNIA, PROCURANDO NO GOOGLE ALGO SOBRE PARLENDAS, ENCONTREI ESSE BLOG QUE ME CHAMOU ATENÇÃO. VEJO QUE VOCÊS TEM UM TRABALHO MUITO INTENSO DE FORMAÇÃO NO MUNICÍPIO, ESTÃO DE PARABÉNS!! E ACABEI ME SENTIDO CONVIDADA A PARTICIPAR DESSA ANALISE QUE PROPÕE NO BLOG SOBRE AS ESCRITAS DAS CRIANÇAS. ACREDITO SE IMPORTANTE TRABALHAR ASPECTOS ORTOGRÁFICOS SIM , MAS PENSO QUE ESTE AINDA NÃO É O MOMENTO. SE LER A ANÁLISE DAS CRIANÇAS FALTA UM POUCO DA PARTE DO DIÁLOGO ENTRE O VELHO E A MÃE, EMBORA ELAS OMITIRAM ESSA INFORMAÇÃO, O TEXTO AINDA TEM SENTIDO. POREM A SUGESTÃO SERIA TRABALHAR OS PARÁGRAFOS E PONTUAÇÕES.

Vicente Paulo disse...

Na verdade o trabalho das professoras foi muito bom, precebe-se na escrita da criança. Agora seria interessante a porfessora fazer uma nova leitura do texto original para as crianca, fazer anotações e questionamentos as criancas das partes que poderia qualificar melhor o texto reescrito. Agrupar as criancas em duplas para fazer a aut-correção do texto .

Vera disse...

Gente vi que muito sugerem pensar na ortografia. Mas penso que o priomordial é voltar ao texto e trabalhar uma parte que não ficou clara no texto o diálogo da mãe com velho.

Anônimo disse...

Esta é a primeira reescrita destes alunos e por ser a primeira está ótimo, claro que ainda não foi feita a correção , mas vamos por etapa, não saindo tudo atropelado, pois ainda vai ser feita as correções.

Márcia disse...

obsercando a reescrita das crianças digo que podemos pontuar alguns aspectos que podem ser revisto como:
* ortografia.
* pontuação
* algumas partes fazem pouco sentido.
Mas vejo que o ideal seria pensar na organização do texto qeu inclui estruturação do texto em parágrafos que exige pensar nas pontuações. Depois faria os outros itens.

SILVANA disse...

DISCORDO DE VOCÊ MARCIA QUANDO DIZ QUE FALTOU PARTE NO TEXTO. PELO QUE VI O QUE ELE DEIXOU DE COLOCAR SERIA A PARTE DA CONVERSA DA MÃE COM O VELHO. MAS O TEXTO DELES NÃO SE PERDEU POR CONTA DISSO. AGORA QUANDO DIZ A RESPEITO DA ESTRUTURAÇÃO CONCORDE, DEVE SE TRATADO ALGO RELACIONADO A PONTUAÇÃO.