sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

RECOMEÇAR

Novo ano! Muita coisa nova!
A vida é cheia de recomeços, a cada ano que se renova, grandes são os desejos e a crença em que tudo vai ser diferente. Quantas promessas são feitas nesta simples passagem do “milagre da renovação” que acontece em uma eternidade de um minuto. Inúmeros são os pedidos para que o amanhã nos escute. E quem sabe os sonhos não se transformem numa gigantesca realidade!
E, que este ano os professores possam escutar mais as crianças perceber quantas riquezas são descobertas através de suas falas.
Que despertem comportamentos leitores e escritores, para que assim formemos verdadeiros leitores e produtores de textos.
Que as crianças, possam ler um livro, não preocupadas com sessenta páginas restantes e ter esquecidas as dez já lidas.
Para um ensino de excelência um bom caminho é a elaboração bons projetos didáticos para ensinar as crianças lerem e a escreverem. Para isso é preciso o profissional abrir-se para as reflexões sobre sua prática. É necessário compreender o que se ensina. E só ensina-se ler e escrever adentrando na diversidade textual e oferencendo as crianças boas condições didáticas. Compreender que todo discurso resulta em um texto oral ou escrito, que todo texto se organiza em um gênero. Nesta perspectiva é preciso aprender sobre os gêneros também que se conhecem e não se conhecem para ensinar as crianças.
Apostamos em grandes mudanças este ano!
Que após a leitura em voz alta as crianças não sejam submetidas a um jogo de perguntas e respostas.
Que o tema “minhas férias” não seja solicitado às crianças como produção de texto. Que as produções através de gravuras sejam abandonadas junto com o ano que se passou, dessa prática só extrair boas reflexões para assim tornar o ensino e aprendizagem cada vez melhor.
Que sejam evidenciadas práticas de produção de texto em crianças saibam, o que se escreve? Para que se escreve? E para quem se escreve?
Outro dia lendo o livro Reflexões sobre alfabetização de Emilia Ferreiro, o seguinte trecho me chamou atenção “ tradicionalmente a investigação sobre as questões da alfabetização tem girado em torno de uma pergunta: como se deve ensinar a ler e escrever? A crença implícita era que o processo de alfabetização começa e acabava entre quatro paredes da sala de aula e que a aplicação correta do método adequado garantia ao professor o controle do processo de alfabetização dos alunos.” Isso significa que devemos ir além das paredes das salas de aula, ensinar a leitura e a escrita para o uso nas práticas sociais de forma que as atividades sejam o mais possível a realidade social externa à escola.
Minha gente! As crianças estão chegando as nossas escolas cheias de expectativas e desejos de aprenderem a ler e a escrever, o desafio é grande, os obstáculos são muitos. Mas jamais deixaríamos de dirigir só porque os insetos batam nos pára-brisas.

Algumas indicações para ajudar a compreender sobre o processo de como se ensina e como se aprende:
Reflexão sobre alfabetização – Emilia Ferreiro – Editora Cortez – uma boa reflexão sobre como se ensina e para o que se aprende
Alfabetização em processo – Emilia Ferreiro – Editora Cortez - a autora mostra como a criança elabora uma serie de hipóteses
Dicionário de gêneros textuais – Sérgio Roberto Costa – Editora Autêntica - apresenta um rol dos principais gêneros orais e escritos, com suas definições e características.
Gêneros orais e escritos na escola – Bernardo Scheuwly e Joaquim Doz – Editora Mercado de Letras- trata-se sobre o ensino dos gêneros orais e escritos na escola.

Claudiene Dias da Silva

2 comentários:

amelia disse...

poxa como sou fã ...
gosto muito por que da umas novas ideias para nós
parabéns que continue sempre assim...
sinto cada dia mais orgulho de vcs ...
sempre nós ajudando com carinho.
parabéns ....

Renata Frauendorf disse...

Muita força nesse ano que se inicia para vencer os novos desafios que irão surgir.Que as palavras da Claudiene se tornem mais que desejos.
parabéns pelo trabalho