terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Depoimento da Professora Maria Aparecida Lopes de Meira

Escola Florestan Fernandes
No dia primeiro de setembro de dois mil e dez, eu juntamente com meus alunos do 1° ao 5° de uma classes multisseriada escrevemos uma receita diferente.
Antes de apresentar aos alunos o objetivo da atividade perguntei para os mesmos os que sabiam sobre receita. As respostas foram as mais variadas possíveis,me deixando encantada..
Com um jeito simples e um olhar tímido o aluno Uelismar, do 1 ° ano disse que sua mãe tinha em casa, varias receitas médicas, foi quando um outro aluno o Douglas também do 1 ° ano sorriu e falou:
- Nós estamos falando de receita de bolo e não de receita de remédio.
Aproveitei a ocasião e perguntei para o Douglas, qual era a diferença de uma para a outra.
E ele mais que depressa respondeu. – A receita do médico era para comprar o remédio e a de bolo era só preparar para comer. Confesso que fiquei surpresa com a resposta do aluno, expliquei quais eram os componentes de uma receita culinária e que esse tipo de texto é instrucional, pois apresenta instruções a seguir.
Apresentei algumas e receitas e depois convidei os alunos para fazermos coletivamente uma receita, uma receita diferente. A turma sugeriu que escrevêssemos uma receita pra fazer amigos.
Nessa atividade de produção atuei como escriba, para despertar neles alguns comportamentos de escritor, durante a produção preferi ouvi-los e escrever o que eles em conjunto ditavam. Tive certa dificuldade, pois todos queriam falar ao mesmo tempo, foi quando recorri ao nosso cartaz de combinados e reforcei quem quisesse falar era só levantar a mão.
Resolvido o problema continuamos com a atividade, os alunos ditaram os ingredientes que iriam compor a nossa receita e o modo de fazer. A experiência foi muito boa.

8 comentários:

Anônimo disse...

A experiência relatada pela educadora é interessantíssima, sei de sua capacidade e de seu compromisso com o trabalho.Admiro muito a sua metodologia. Juraci-PR.

Anônimo disse...

Parabéns Cida pelo depoimento,fiquei muito feliz em lê-lo.Espero que continue sempre sendo essa educadora responsável que és.Te adoro e acredito no seu potencial e sei que através de pessoas como você é que teremos a educação que tanto sonhamos.DANIELLA-MG.

Anônimo disse...

Cida sugiro que poste também a receita, pois fiquei interessada.Beijos.Professor Ricardo de Alencar-MT.

Augusto Pedrosa disse...

Parabéns, orgulho-me de dizer que foi minha educanda.Beijos do seu professor.DF.

Edna Camargo disse...

Sei do seu compromisso em nos representar aí em GO,como sei também de seu empenho na luta dos movimentos sociais. Continue assim dedicada e comprometida com a luta do seu povo.Beijos e até seu retorno para RO.

Jorge Emanuel de Goiás disse...

E aí minha amiga,que belo depoimento gostei.

Unknown disse...

parabéns professoras!!!!

Anônimo disse...

Adorei revê-la,amiga boa sorte em sua carreira. Um forte abraço.