domingo, 12 de dezembro de 2010

Reescrita

A reescrita é uma excelente situação de aprendizagem, pois as crianças vão compreendendo e adentrando a organização da linguagem escrita. Para essa proposta é importante saber quais gênero escolher. Existem os que permitem à criança a maior possibilidade de refletir sobre a linguagem que se escreve exemplos: contos, fábulas, lendas, notícias... pois terão como desafio para produção textual pensar na sequência dos acontecimentos, na linguagem escrita, no contexto comunicativo.

Para esta proposta, a figura do professor é muito importante, pois, ele precisa organizar o ensino e centrar esforços através de elaboração de propostas coerentes para que os alunos possam produzir textos mais interativos, cabe a ele, promover a interação dos alunos com textos de variados gêneros, de início essa participação pode se dá por meios de leituras, feita pelos professores, assim serão incentivadas a acionar suas experiências e conhecimentos em suas produções textuais.
Vejamos o percurso de Fabíola aluna do 1º Ano:


Dessa forma podemos constatar que a reescrita é uma proposta que mais aproxima a criança da lingaguem que se escreve, pois o que está em jogo não é a reflexão nem aquisição do sistema de escrita e sim o que se sabe sobre os textos.

Nenhum comentário: