terça-feira, 7 de setembro de 2010

DEPOIMENTO DA PROFESSORA LUANA - 2º ANO

ESCOLA PINGO DE GENTE

Sou professora Luana, do segundo ano do ensino fundamental, trabalho na escola Pingo de gente, atualmente tenho uma sala com 27 alunos.
Quando comecei a formação do Além das Letras, o qual tinha como tema no momento “a leitura em voz alta feita pelo professor, achei que a proposta não beneficiaria meus alunos no processo de ensino aprendizagem, apresentei até mesmo certa resistência em aceitar, uma vez que eu já realizava esta metodologia em sala, com diferentes gêneros textuais.
Porém hoje posso ver que estava equivocada com esta forma de trabalhar leitura em sala, porque toda vez que meus alunos liam eu cobrava , de alguma forma, fosse através de produção, de desenho etc. ninguém lia ou ouvia uma historia pelo mero prazer de ouvir. Todas as leituras realizadas tinham um direcionamento.
A medida que os encontros foram acontecendo, fui realizando a leitura em sala, comecei a perceber um avanço no aprendizado de minha turma . Foi ai que me empolguei e comecei a ver a leitura de forma diferente. Incentivava meus alunos a ler através da do meu comportamento leitor, agora, após a leitura abro espaço para conversar sobre o texto lido. E,hoje, posso dizer que meus alunos produzem textos muito mais coerentes e acredito que irão melhorar muito suas produções,pois a leitura também contribui para a escrita.
Como educadora, hoje, tenho uma visão diferente desta formação acredito que ela só veio inovar a nossa prática e nos auxiliar em nossa jornada diária.

Nenhum comentário: