domingo, 21 de abril de 2013

PROJETO: LER COM PRAZER SE APRENDE A ESCREVER




 Parte do relatório do projeto.

Desenvolvido pela professora Rosineide Barbosa em 2013
 


 

Desenvolvi esse projeto na turma do 2º ano do Ensino Fundamental a qual contava com 29 alunos sendo 20 alfabéticos, sete silábicos alfabéticos, dois silábicos com valor sonoro. O desenvolvimento das etapas teve como propósito aproximar os alunos da linguagem escrita por meio de leitura em voz alta sequenciada da história para eles darem uma nova versão para o final da história o Gato Malhado e a Andorinha Sinhá.



Ao final constatei que meus alunos tiveram um avanço significativo na aprendizagem. Pois os alunos passaram a produzir texto com coerência. Vale ressaltar que no final do primeiro bimestre ao ser realizado o diagnóstico que usei como instrumento de avaliação para iniciar o projeto contava com 20 alunos alfabéticos, 7silábicos alfabéticos, 2 silábicos com valor sonoro. Terminei o projeto com 25 alfabéticos produzindo textos com coerência e 4 silábicos alfabéticos, todos evoluíram.  Esse projeto ajudou bastante na evolução dos meus alunos por colocá-los em situações constantes de leitura, e ditar para que o colega pudesse escrever levou alguns alunos que tinham certa dificuldade em se comunicar e interagir com os colegas a serem mais participativo como foi o caso do kaique. Para auxiliá-los no processo da escrita ofereci várias situações didáticas como: leitura feita pela professora, atividades em dupla, fiz alguns momentos em que eles pudessem utilizar estratégias de leitura. Esse projeto trouxe muitos aprendizados e interesse pela leitura tanto por parte dos alunos como dos pais. A mãe de Bruna veio me perguntou onde poderia comprar o livro porque de tanto a filha falar despertou nela o interesse em ler o livro, o mesmo interesse também ocorreu pela mãe do aluno Gustavo que ao encontrar a coordenadora Flavia perguntou onde poderia comprar o livro, pois gostaria de ler. Aproveitando o interesse das famílias pelo livro passei a colocá-lo na mala viajante. Durante o projeto desenvolvi atividades que trabalhassem o comportamento leitor e escritor, pois julgo ser importantíssimos para tornar os alunos produtores de textos mais autônomos e a leitura como finalidade a formação de leitores competentes e consequentemente, a formação de escritores, pois a possibilidade de produzir textos eficazes tem sua origem na prática de leitura. Também trabalhei em cada capítulo lido o reconto para as crianças desenvolver a oralidade e também recuperar os fatos narrados do texto de origem. Procurei também realizar conversas apreciativas destacando as partes que apresentavam uma linguagem poética e palavras mais bonitas para as crianças se apropriarem desse vocabulário de modo a evidenciar isso na versão final do texto. Embora meu foco estivesse mais na linguagem do que na reflexão sobre o sistema não poderia deixar de oportunizar aos alunos não alfabéticos momentos em que eles pudessem colocar em jogo tudo que sabiam sobre a escrita e decidir o que escrever situação que considerei importantíssimo para as suas evoluções. .

A avaliação se deu durante todo o projeto através de anotações que eu fazia sobre cada avanço obtido pelo aluno e através de fotos. Ao final do projeto pedi que escrevessem porque gostaram de trabalhar com o livro O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá. Utilizei essas escritas como diagnóstico final. Segue aqui algumas escritas: VINICIUS “EU GOSTEI DA HISTÓRIA DO GATO MALHADO PORQUE O GATO ERA MAL PREGIÇOSO MALMORADO DE POIS ELI SE A PAICHONOU PELA ANDORINHA E PAÇOL A SER FELIZ EU NÃO  GOSTEI  DO FINAL QUANDO A ANDORINHA CASA COM O ROXINOL GOSTEI DO FINAL QUE AGENTE ESCOLHEU PORQUE O GATO CASA COM A ANDORINHA”.
CAMILA “AHITORIA DO GATO MALHADO E A ANDORINHA E UMA HITORIA DE AMOR E EU GOSTEI PORQUE O GATO FICOU APACHONADO PELA ANDORINHA FOI MUITO BOM FAZER ESSE PROJETO POQUE EU APRENDI MUITAS PALAVRA NOVA E BUNITA”.
ADRIEL: “A HISTORIA FOI LEGAL MAS EU NÃO GOSTEI DA PARTE QUI O GATO FICOL SOZINHO A PROFESSORA PEDIU QUE A GOSTOU DO FINAU EU NÃO GOSTEI AI ELA PEDIU PRA GENTE MUDAR O FINAU  FAZER OUTRU FINAU AI EU GOSTEI PORQUE AGENTE ECOLHEU O GATO CASAR CA ANDORINHA.
            Diante dos depoimentos não tem como não ficar feliz e acreditar que é possível sim formar leitores competentes desde que sejam oferecidas as condições necessárias para elas. Confesso que contei muito com ajuda de minha coordenadora pedagógica que desenvolve a formação do Programa Além das Letras na minha escola, pois algumas atividades oferecidas para as crianças foram discutidas nos encontros de formação, a qual está com uma temática de refletir sobre as condições didáticas para as crianças refletirem sobre a escrita e a leitura isso tem contribuído muito para eu transpor a teoria a minha prática, sei que nessa vida somos eternos aprendizes, assim digo que a cada dia estudo os problemas as dificuldades dos meus alunos para assim tornar leitores fluentes e escritores competentes. Enfim só tenho a agradecer meus alunos por essa oportunidade de me tornar um profissional melhor e pesquisadora de suas aprendizagens.


Nenhum comentário: