segunda-feira, 18 de junho de 2012

RECORTES DOS REGISTROS DAS COORDENADORAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ARIQUEMES - CONTEÚDO PRODUÇÃO DE TEXTO



Trecho retirado do 3º relatório das coordenadoras Cleuza e Leticia – Escola Levi Alves de Freitas

"...Encerrando a discussão sobre a tarefa solicitada dividimos os professores em dupla, pedimos que produzissem um texto relatando uma narrativa de aventura na Itália. Nesse momento não oferecemos nenhum subsídio, durante a produção houve reclamação, do tipo “O que vamos escrever? Eu nunca fui à Itália como vou escrever um texto? O que tem na Itália? Já percebemos que o fato de dizer o gênero a ser escrito não é condição suficiente para a escrita dos professores, assim podemos dizer o mesmo para os alunos. Após um tempo distribuímos alguns textos que continham, informações sobre a Itália, cidades, pontos turísticos, mapa, comidas típicas, modelo de uma narrativa de aventura... O fato de entregar novas informações permitiu que eles pudessem pensar melhor a escrita.
     Quando terminaram pedimos que comparassem os textos observando a qualidade de ambos, qual momento facilitou mais a escrita.
     Ao refletirem sobre as atividades desenvolvidas puderam perceber a importância de repertoriar os alunos para produzirem textos, e também conseguiram perceber após questionamentos, que se eles derem condições didáticas para as crianças produzirem, assim como eles tiveram no segundo momento, os alunos  podem escrever textos sobre aquilo que não conhecem, que não é de sua realidade, só que antes tem que ser bem repertoriado sobre o assunto a ser desenvolvido na produção.
     No final concluíram que a criança é capaz de produzir sobre algo que não conhece, o que precisa é que o professor lhe forneça condições didáticas para isso. Embora chegamos a essa conclusão procuramos enfatizar que a estratégia que utilizamos foi só para compreenderem a importância de garantir condições didáticas para as crianças produzirem bons textos não significa que o professor deve fazer como tal fizemos no encontro. O processo com os alunos é longo, o que facilitou foi  os conhecimentos que já possuíam sobre a escrita...."






Trecho retirado do 2º relatório da coordenadora Nelcilene Escola José de Anchieta

"...Em seguida foi entregue a cada professora uma cópia dos textos onde tiveram a oportunidade em analisarem, e classificarem,  qual seria o melhor texto.
Essa atividade  tinha como objetivo trazer reflexão ao grupo sobre as dificuldades dos alunos em produzir textos de boa qualidade por meio de uma análise de textos produzidos por algumas crianças, tendo como foco central comparar as condições didáticas oferecidas em cada uma delas. E para análise  propusemos a questão: O que os textos dessas crianças mostram sobre o que elas sabem? Para todos os textos as professoras responderam que os textos produzidos revelam que as crianças produzem a partir que a professora fornece. O que se pode deduzir que os seus professores liam para elas na época em que produziram estes textos? Relataram que algumas professoras liam alguns gêneros e outras nada liam para algumas produções. Qual deles vocês consideram o pior e o melhor e por quê? Foi unânime o pior texto foi o quatro, revela um condicionamento de um ensino por meio das cartilhas o que leva a criança a produzir frases soltas. Já para o melhor texto o grupo ficou dividido uns afirmam que é o numero dois, porque a criança revela ter muita leitura ou convive com leitores possui conhecimento de mundo demonstra muito conhecimento das características dos textos escritos e familiaridade com a literatura, acharam interessante que ele filosofa em sua escrita. Para o outro grupo o melhor texto é o numero cinco porque, a criança demonstra ter conhecimento das narrativas, familiaridade com os textos escritos apresentou mais coesão e coerência. E para gerar maior reflexão foi proposta a questão: Como a escola, nós professores estamos ensinando nossas crianças a produzir textos? Após relatos foi observado que houve reflexão do grupo sobre as dificuldades dos alunos em produzir textos de boa qualidade que está ligado a prática do professor, houve apontamentos das professoras que as crianças produziram conforme condições didáticas oferecidas. E um equivoco é pensarmos se meu aluno sabe escrever ele também é capaz de produzir bom texto, porém algo que foi evidenciado que só saber escrever não basta é preciso aproximar os alunos da linguagem escrita e se dá trazendo os gêneros para dentro da sala de aula e uma importante aliada é  a leitura em voz alta para se dá a familiarização com gênero ..."



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