terça-feira, 1 de maio de 2012

Após a realização dos encontros de formação com os professores, as coordenadoras de nossas escolas enviam o relatório sobre o movimento da formação e por considerar importante para nossa formação segue alguns recortes de como foram as formações em algumas escolas:                                                                                  

Conteúdo Produção de texto



Coordenadoras  Nelcilene e Maria Claudia

“...Dando continuidade propomos uma questão para conhecimentos prévios sobre  a prática de produção de texto. Quais são as propostas de produções de textos mais comuns  que você professor costuma realizar em sua sala de aula? E porque desenvolve de tal forma? Os professores disseram que vem trabalhando com produção de texto por meio de gravuras, imagens sequenciados, reescrita, e fazem essas práticas por acharem que assim seu aluno irá avançar no processo de escrita e também para dar notas.
Em seguinda dividimos o grupo em três duplas e pedimos para escrever uma carta a um amigo que está fora do país contando as novidades pessoais e os últimos acontecimentos no Brasil. Após terem feito a carta fizeram  a leitura, a qual descontraiu um pouco o grupo com as novidades descritas nas cartas.
Continuaram as mesmas duplas, para produzir texto de acordo com as condições oferecidas por nós que semelham as práticas desenvolvidas em sala de aula, assim para cada dupla foi pedido uma produção texto: dupla 1 foi direcionado um tema, dupla 2 por meio de imagem e a dupla 3 imagens sequenciadas.  No  momento da socialização lançamos as seguintes questões: Qual das situações de produção de texto você professor sentiu mais confortável ao produzir o texto? Por quê?  Em que a escrita da carta se diferencia das outras produções de texto? As respostas foram unânimes a carta foi melhor, pois proporcionou um caminho e uma orientação de como escrevê-la. Na situação da carta sabíamos o que iríamos escrever e para quem seria essa escrita. As demais não foram dadas condições necessárias para uma boa produção. O fato de não saber que gênero escrever, para que escrever e para quem escrever, dificultou a escrita do grupo. Já para a escrita da carta foi proporcionado as condições para a produção de texto porque temos uma  afinidade com gênero e suas características  e também porque sabíamos o que iriamos escrever na carta que era contar as novidades ao um amigo que estava fora do País. Dessa forma percebemos como deve ser difícil para o aluno escrever  algo que não sabe, que não tem familiaridade com o gênero, e muito menos sem saber o destino de sua escrita, pois até nós mesmas sentimos dificuldades quando foi pedido a fazer essa produção de texto que tanto se assemelha nas práticas de sala de aula. Prosseguindo as reflexões foi proposta a questão: Considerando que essa é uma proposta comum de produção de texto na escola. Como as crianças estão aprendendo a escrever? O que o professor precisa garantir aos alunos para propor uma situação de produção de texto? Relataram que a intenção é de saber as reais situações de produção de texto que está sendo oferecida para os alunos e também, quando não são oferecidas condições didáticas para produção de texto não há produções  boas, pois por trás das escritas dos alunos está as condições que foi oferecidas. Em relação ao garantir foi comentado para que não aconteça com os alunos o que nos aconteceu na atividade anterior de produção, o professor deve repertoriar o aluno definindo gênero e trabalhando-o sua forma e conteúdo, função comunicativa deve estar evidente e um destinatário especifico para sua escrita, elaborando um bom planejamento daremos condições para temos  bons escritores. Refletindo sobre as propostas de produção foi levantado pelo grupo que não se preocupava  de que maneira estavam levando as crianças a aprender produzir, as produções de textos propostas por eles centravam mais na verificação de ortografia, pontuação, dar notas emfim, de forma resumida, escolarizada, essas foram as conclusões do grupo nessa propsota....”



Coordenadora Rejane
           
“...Na segunda proposta concentramos a atenção ao conteúdo condições didáticas necessárias para a produção de texto. Visando verificar os conhecimentos prévios das professoras foi sugerido a produção de alguns textos, a primeira produção foi a escrita de uma carta para amigo que está fora do país contando as novidades pessoais e os últimos acontecimentos no Brasil e todas concentraram-se na escrita da carta após o término foi lida a carta da professora Cleonice. Depois foram apresentadas outras condições para outras produções de texto organizadas assim da seguinte forma: as professoras Gleyce e Sirlei receberam uma figura onde a mãe dava banho no bebê numa banheira, as professoras Odete, Sueli e Jiçaria receberam um título “Minha brincadeira preferida”, as professoras Jaqueline, Cleonice e Gilvania receberam uma sequência de gravuras sugerindo um texto sobre festa junina. Após a escrita foi entregue às professoras uma lista para checagem das condições oferecidas para as produções dos textos. E as conclusões para a situação da carta foram: houve um propósito claro para a escrita, houve um presumido leitor para a carta produzida, os autores conheciam  o gênero a serscrito. Para as demais produções não foi dada condição à produção e texto o que foi oferecido, e muitoparecido com as situações de sala de aula foi (título e gravuras) dificultando um pouco mais a produção do texto e uma produção sem estimulo a escrita  por parte das escritoras, assim concluímos que muitas práticas dessas , os professores compreendem como uma condição favorável para escrita, o que descobrimos com essa situação que só escrevemos bem algo quando conhecemos o gênero e seu formato por fim para que escrevemos e para quem escrevemos. O que o professor precisa garantir aos alunos para propor uma situação de produção de texto? conclusões do grupo: As condições didáticas que são: explorar o assunto, explorar as características do gênero a ser escrito, familiarizar o aluno com genero textual solicitado enfim saber: O que escrever? Para que escrever? Para quem escrever?. O que acontece muito é solicitar proposta de produções de texto da forma como foi pedido na segunda situação em que muitos não sabem o que e como escrever e acabam escrevendo frases isoladas, e o encontro de hoje nos permitiu uma reflexão quanto as práticas existentes nas salas de aula e também a construir um novo pensamento quais são as melhores praticar junto aos alunos...

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