segunda-feira, 14 de março de 2011

Projeto: Um, Dois, Três parlendas outra vez

Projeto elaborado pelas professoras do 1º Ano - escola Chapeuzinho Vermelho

Objetivo geral
1. Avançar o sistema de escrita das crianças.
Objetivos específicos
1. Proporcionar momentos em que as crianças possam participar de práticas de leitura e escrita de parlendas mesmo sem saber ler e escrever convencionalmente.
2. Refletir sobre o sistema alfabético de escrita.
3. Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a escrita de parlendas
Conteúdos
1. Leitura e escrita de parlendas
2. Sistema de escrita

Tempo de estimado
2 meses
Público alvo
1º ano
Produto Final
Elaboração de um livro de parlendas conhecidas.

Desenvolvimento

1ª etapa – Diagnóstico inicial
Fazer um diagnóstico com 10 palavras - grupo semântico animais.
Registrar no quadro de dados para comparar ao final do projeto com a produção final das crianças.

2ª etapa - apresentação do projeto

Organizar as crianças em uma roda e apresentar o projeto, explicando que irão ao final montar um livro de parlendas para fazer parte do acervo da biblioteca para as crianças da escola lerem.
Recitar para as crianças a parlenda:
REI, CAPITÃO
SALDADO LADRÃO
MOÇA BONITA
DO MEU CORAÇÃO

BATATINHA QUANDO NASCE
SE ESPARRA PELO CHÃO.
MENININHA QUANDO DORME
PÕE A MÃO NO CORAÇÃO.

Depois perguntar a eles se já conheciam. Se conhecessem outras.
Pedir para as crianças pesquisarem uma parlenda conhecida pelos pais e trazer na próxima aula.

3ª etapa – Sequência de leituras de uma parlenda
Em roda de conversa recolher parlendas pesquisadas pelas crianças e depois ler uma a uma eleger 6 parlenda para trabalhar durante o projeto.
Explicitar que ao final da leitura das parlendas irão passar por vários processos de leitura e escrita que ajudarão a montar um livro de parlendas da turma.

4ª etapa – leituras de parlendas
Apresentar em um cartaz a parlenda. Digamos que foi escolhido a parlenda abaixo, fazer a sequência.
HOJE É DOMINGO
PÉ DE CACHIMBO
CACHIMBO É DE BARRO
BATE NO JARRO
O JARRO É DE OURO
BATE NO TOURO
O TOURO É VALENTE
CHIFRA A GENTE
A GENTE É FRACO
CAI NO BURACO
BURACO É FUNDO
ACABOU O MUNDO

1. Primeiro realizar a leitura apontando as palavras do texto para as crianças fazer a correspondência entre a fala e a escrita.
2. Pedir para elas lerem, e vai apontando para ajudá-los nesse processo em que envolve todas as crianças que lêem e não lêem convencionalmente.
Possíveis intervenções
Depois pedir que digam onde está escrito a palavra DOMINGO. Ao responder fazer outras perguntas como: Como descobriu que está escrito DOMINGO? Ela começa com qual letra? Terminou com qual letra? Tem alguém na sala que começa com essa letra? Quem? Que outras palavras começam com a letra D? Quantas letras têm a palavra DOMINGO? Quantas palavras têm o texto?
Reiniciar o processo envolvendo-os a localizar outra palavra.
Ex: CACHIMBO..TOURO...
Formar listas de palavras que começam com D da palavra DOMINGO e expor na sala para servir de apoio para as próximas escritas.

Fazer o mesmo processo com outras 5 parlendas escolhida pela turma.

3. No outro dia agrupar as crianças com hipóteses próximas.
Para cada dupla entregar a parlenda HOJE É DOMINGO PÉ DE CACHIMBO... digitada e pedir que eles localizam algumas informações no texto.
Exemplos:
a) Pinte de vermelho os espaços entre as palavras
b) Quantos espaços têm nessa parlenda?
c) Circule de azul as letras iniciais das palavras.
d) Circule de verde a última letra de cada palavra.
e) Pinte de amarelo a palavra TOURO e BURACO.
f) Formar lista de palavras que começa com a letra das palavras TOURO e BURACO. Perguntar qual a primeira e última letra das palavras formadas nas listas.
Obs.; Passar pelas duplas e observar quais os critérios procuram para resolver os desafios, quando necessário fazer intervenções para refletir sobre o sistema da escrita.

Trabalho individual - Ditado cantado
Entregar uma das parlendas digitada para cada criança e explicar a todos irão recitar a parlenda apontando com os dedos quando a professora bater palmas todos param, e em seguida andar pela sala para ver onde os dedos param, se tiver alguma criança que não conseguiu apontar a palavra certa, fazer algumas intervenções ou recitar a parlenda para ajudá-los a localizar as palavras.

5ª etapa – Escrita coletiva de uma parlenda

Recitar para as crianças uma das parlendas afim de que memorizem o texto.
Apresentar no quadro negro a parlenda em tiras embaralhada.
Exemplo:
Parlenda embaralhada
QUE CHEIRINHO DE CHULÉ
CHINELINHO CAIU DO PÉ
FUI PASSEAR NA PINGUELINHA
OS PEIXINHOS RECLAMARAM

Dizer que o desafio é montar o texto coletivamente. Durante montagem fazer algumas intervenções para reflexão do sistema da escrita. Com qual letra começa a escrever a primeira parte da parlenda. Estimule-os a se apoiarem na lista de nomes próprios, alfabeto exposto na parede da sala de aula e ao cartaz de rótulos formado pela turma que faz parte de um sequência didática.

6ª Etapa - Escrita em duplas de parlendas
1. Texto fatiado – Entregar para cada um o texto fatiado da parlenda e pedir que montem.
PIRULITO QUE BATE BATE
PIRULITO QUE JÁ BATEU
QUEM GOSTA DE MIM É ELA
QUEM GOSTA DELA SOU EU
Passear pela sala fazendo intervenções para as crianças refletirem sobre o sistema da escrita.
Fazer o mesmo processo com outra parlenda.
2. Texto lacunado – entregar para cada dupla o mesmo texto, em outro dia, e peça que preencha com alfabeto móvel com as letras que faltam para montar o texto, ou seja, que letras usar.
Exemplo

G__L___NH__ CH__C__
C__M__U M___NH__CA
SAI___ PUL___ND___
FE__T__ P___P__C___

Fazer o mesmo processo com outra parlenda.

6ª- Preparação do livro de parlendas

1. Escrita coletiva de uma parlenda escolhida pela turma. Observação a professora irá instigar as crianças a soletrarem as letras.
2. Solicitar em dupla a escrita de uma parlenda, preferencialmente a que mais gostaram. Depois pedir que as ilustrem. Este será o produto final que será exposto na biblioteca da escola.
Durante todas as etapas do projeto enfatizar que podem observar a lista de nomes próprios, alfabeto e ao cartaz de rótulos formado pela turma que parte de uma sequência didática que está sendo desenvolvido pela turma..
7ª- avaliação
Durante todo processo registrar a participação das crianças e anotar quais foram às intervenções para elas avançarem sobre o sistema da escrita. Montar um portfólio descrevendo a etapas do projeto e planejamento que contribui para o desenvolvimento das crianças e fazer um novo diagnóstico (lista com 10 palavras - escolher um grupo semântico) para verificação dos avanços de escrita das crianças.

4 comentários:

Geni C. A. Moraes disse...

gostaria de receber sugestões de atividades com parlendas fatiadas

Unknown disse...

Gostaria de recebe sugestões de como
trabalha parlenda com meus alunos.

Unknown disse...

Parlendas em tiras.

Unknown disse...

Gostaria de recebe sugestões de como
trabalha parlenda com meus alunos.