quarta-feira, 9 de março de 2011

Projeto: Reescrita de Contos ao Redor da Fogueira (Rogério Andrade Barbosa)

Projeto Elaborado pela Nilda, Eliane e Alice - Escola Jorge Teixeira

Objetivo geral:

1. Aproximar as crianças da linguagem escrita através de leitura e reescrita dos contos ao Redor da Fogueira de Rogério Barbosa.

Objetivos específicos:

1. Favorecer a aprendizagem das características do gênero contos Ao Redor da Fogueira ouvidos pelo professor.
2. Aproximar as crianças de comportamentos escritores.
3. Aprofundar o conhecimento sobre a reescrita como importante atividade para se ensinar a escrever.


Conteúdo:

1. Leitura e reescrita de contos ao Redor da Fogueira

Produto final

Um livro coletivo da turma com as reescritas das crianças de contos ao Redor da Fogueira de Rogério Andrade Barbosa para ser exposto na semana do livro na escola.

Público Alvo
2° Ano

Duração
2 meses

Desenvolvimento

1ª etapa: Apresentação do Projeto

Em uma roda de conversa apresente o projeto para as crianças, compartilhe que irão fazer a leitura dos contos ao redor da fogueira de Rogério Barbosa e que após apreciarem a leitura irão fazer várias reescrita para montar um livro de reescrita para ser exposto na semana do livro para as crianças da escola lerem e após a exposição deixar na biblioteca. Compartilhe os objetivos, conteúdos e cada etapa proposta no projeto para as crianças compreenderem que cada etapa contribuirá para concluir o projeto.

2ª etapa – sequência de leituras dos contos ao Redor da Fogueira
1. Apresente para as crianças um pouco sobre o autor Rogério Andrade Barbosa e a obra que será lida.
a. Em 5 aulas serão lidos os contos. Explique que o motivo da escolha do gênero, que essa história trata-se de conto Africanos diferentes dos contos que geralmente elas conhecem e ele ajudará a turma resolver problemas em relação a escrita. Apresente as ilustrações e também fale um pouco de quem ilustrou. Deixe as crianças manusearem o livro. Abre espaço para conversa após a leitura ex: o que mais gostaram? Se a história lida é parecida com outra que já leram ou ouviram? Deixe-as manifestarem suas opiniões e sentimentos.
2. A cada história lida peça para as crianças citarem palavras e expressões que chamaram atenção e forme uma lista de palavra ou expressões para ajudar no momento das reescritas seja em dupla ou coletiva. Para essa iniciativa é necessário a professora explicitar alguns exemplos para chamar a atenção das crianças sobre as expressões e palavras diferentes.
Exemplos: que pagasse um bom dote por ela....ou a palavra curandeiro...

3ªetapa – Produção coletiva – ditado a professora

Anterior a reescrita coletiva busque relembrar oralmente os acontecimentos do conto.
Propõe a reescrita coletiva (professor como escriba). Durante a elaboração do texto ajude as crianças a organizar o texto de modo a obedecer as sequências dos fatos e acontecimentos do texto-fonte. Escreve exatamente o que elas ditam para chamar atenção qual é a melhor forma de escrever, ou seja, que a linguagem oral é diferente da que se usa para escrever.
Em todo processo deve ser modelo para os alunos, demonstrando comportamentos escritores: planejar,ler, reler, textualizar,reescrever e revisar o texto, para assim aproximá-las dos comportamentos de escritor.

4ªetapa – Revisão do texto coletivo

Transcreve o texto produzido coletivamente em partes em um cartaz para revisá-lo.
Divida o texto em 3 partes para fazer a revisão em 3 dias. Faça a revisão coletiva, sempre buscando apoiar nas características do texto fonte e na lista de expressões exposto na parede da sala montada pelas crianças para ajudar a melhorar o texto. Também é importante ficar atenta a organização das ideias, principalmente chamando para refletirem sobre as palavras que se repetem no texto.


6ªetapa – Reescrita dos contos

Reescrita em dupla -Forme duplas para reescrever um dos contos Ao Redor da fogueira. As duplas serão formadas obedecendo o seguinte critério: criança alfabética com não alfabética, porque as crianças que não leem e nem escrevem convencionalmente podem participar de situações de produção de texto. Criança não alfabética dita e a alfabética escreve, ambas autores dessa produção de texto.
Revisão da reescrita das duplas - Após a primeira escrita digitar partes dos textos das duplas e solicitar que leiam e observem o que poderiam estar melhorando no texto, e assim sucessivamente até a versão final da reescrita.
Passar a limpo - Momento da produção do livro. As crianças irão passar a limpo o texto reescrito e depois farão ilustração.

Durante todo processo oriente as crianças recorrerem a listas de palavras e expressões contos ouvido que está exposto na parede da sala.

Avaliação

Observe durante o projeto como as crianças buscam resolver os problemas em relação a passagem do texto oral para o escrito. Também use as produções finais de reescritas para analisar o que as crianças aprenderam verifique se avançaram na linguagem que se escreve desse gênero tratado no projeto.

Nenhum comentário: