terça-feira, 4 de janeiro de 2011

REFLEXÃO NA E SOBRE A AÇÃO

Ao longo das formações deste ano, inúmeras foram às aprendizagens, nos deparamos com muitas conquistas, foi possível mesmo diante das dificuldades construir bons trabalhos, contudo ainda é percebido algumas resistências diante do novo, o que é comum, não é verdade?
Délia explica no livro Ler e Escrever na Escola: o Real, o Possível e o Necessário, que “o “novo” preocupa pelo simples fato de ser novo”. Às vezes temos que nos colocar no lugar do outro, “o “velho” tranquiliza apenas pelo fato de ser conhecido” o que talvez, seja o motivo de encontrarmos profissionais que temem arriscar-se em fazer a transposição dos conhecimentos teóricos adquiridos nas formações para suas práticas.
Sabemos que não é fácil para professor desencadear processos de reflexão sobre sua prática, por isso a importância da figura do formador. Para ele deparar com as mudanças nas práticas em sala de aula é fundamental reforçar a importância da formação contínua dentro da escola, como bem cita Imbernón “ é um processo que tem a finalidade de provocar a mudança, a melhora, a inovação e seja entendida como estratégia para mudança específica ou como estratégia de mudança organizativa. Porém para encontrar uma melhora, os professores tem que encontrar soluções para situações práticas; o professor precisa partir da prática para voltar a ela num processo de mudança”.

Claudiene D. da Silva

Um comentário:

Maria Eduarda - Londrina disse...

Fico mutio feliz quando vejo pessoas que ainda acreditam em uma educação melhor. Entendo pouco sobre esse processo de formação, mas pela leitura que fiz no blog parece que é algo que está dando certo no município. Parabéns a todos os profissionais da Educação do Município de Ariquemes!!