Ao longo das formações deste ano, inúmeras foram às aprendizagens, nos deparamos com muitas conquistas, foi possível mesmo diante das dificuldades construir bons trabalhos, contudo ainda é percebido algumas resistências diante do novo, o que é comum, não é verdade?
Délia explica no livro Ler e Escrever na Escola: o Real, o Possível e o Necessário, que “o “novo” preocupa pelo simples fato de ser novo”. Às vezes temos que nos colocar no lugar do outro, “o “velho” tranquiliza apenas pelo fato de ser conhecido” o que talvez, seja o motivo de encontrarmos profissionais que temem arriscar-se em fazer a transposição dos conhecimentos teóricos adquiridos nas formações para suas práticas.
Sabemos que não é fácil para professor desencadear processos de reflexão sobre sua prática, por isso a importância da figura do formador. Para ele deparar com as mudanças nas práticas em sala de aula é fundamental reforçar a importância da formação contínua dentro da escola, como bem cita Imbernón “ é um processo que tem a finalidade de provocar a mudança, a melhora, a inovação e seja entendida como estratégia para mudança específica ou como estratégia de mudança organizativa. Porém para encontrar uma melhora, os professores tem que encontrar soluções para situações práticas; o professor precisa partir da prática para voltar a ela num processo de mudança”.
Claudiene D. da Silva
Um comentário:
Fico mutio feliz quando vejo pessoas que ainda acreditam em uma educação melhor. Entendo pouco sobre esse processo de formação, mas pela leitura que fiz no blog parece que é algo que está dando certo no município. Parabéns a todos os profissionais da Educação do Município de Ariquemes!!
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