sábado, 19 de maio de 2012


 Este ano percebemos um grande avanço  no nosso grupo de coordenadores quanto algumas ações formativas. No início despontamos para uma reflexão das pautas de formação, a qual foi notório maior autonomia nas elaborações e desenvolvimentos. E agora depois dos encontros já iniciados em todas escolas percebemos por meio dos relatórios dos coordenadores quanto é importante ele ser autor de sua própria pauta, quanto os fazem sujeito mais reflexivos de suas próprias ações. Para compartilhar mais um recorte de um relatório de formação, só que desta vez da Coordenadora Flávia que  despertou para  uma discussão sobre o registro reflexivo.

Recorte do 1º relatório da coordenadora Flávia


O primeiro encontro Além da Letras  foi realizado no dia  quatorze de abril de dois mil e doze. Iniciei o encontro desejando boas vindas ao grupo de professoras  e em seguida realizei a leitura da pauta.E  para a leitura em voz alta escolhi o livro “A menina que roubava livros” de  Zusak, Markusonde, conta a história de uma menina que sua vida foi  marcada pela tragédia  em uma época onde a Alemanha nazista era aterrorizante.A menina que roubava livros encontrou uma alegria de viver  no  prazer da leitura, uma história marcada pela dor e a poesia,  escolhi esse livro porque foi algo que me emocionou  e em muitos momentos vivenciei as alegrias e dores da pobre menina  Lisel Meminger  a menina que roubava livros. Em seguida fiz a leitura de um trecho do livro, em que relatava o momento do bombardeio onde todos se escondiam no porão e para acalmar  e aliviar o medo e a  dor, Lisel lia para todos...  Logo após  foi aberto espaço  para a indicação  de filmes, livros e eventos culturais.
Em sequência realizamos a primeira proposta onde foi aberto espaço para uma discussão sobre as aprendizagens evidenciadas em 2011. Como avanços as professoras apontaram que o maior foi o planejamento das palavras para realização do diagnostico e a compreensão melhor sobre o que dizem as escritas das crianças. De maior investimento apontaram  a necessidade de aprender mais sobre o registro de sala de aula (algo que já havia percebido e proposto na pauta deste encontro) e reforçaram também que é importante continuar os estudos  sobre o processo de construção da leitura e escrita pelo aluno para assim aprofundar mais sobre os pensamentos que elas fazem sobre sistema da escrita... Esse momento foi muito bom, pois houve uma troca de experiência entre as professoras e vimos o quanto já progredimos  no ano de 2011  em relação a ao planejamento do  diagnóstico.  Esse momento de reflexão contribuiu para que todo o grupo relembrasse as condições necessárias para realizar um diagnóstico confiável....
         Em outro momento da pauta  analisamos e refletimos sobre o registro reflexivo e para tal realizei uma sondagem com as professoras para verificar o que sabiam sobre o assunto. Lancei a questão: Como você definiria um registro reflexivo? Algumas respostas:
·       É um texto que registramos os acontecimentos  e o que precisa melhorar;
·       É um relatório que anotamos o desenvolvimento do aluno;
·       Se torna um documento importante;
·       O registro auxilia o professor a avaliar o aluno e a própria pratica do professor
         Percebe-se que nem todas as professoras enxergam o registro como instrumento reflexivo em que  reflete  sua própria ação. Para continuar   entreguei a cada professora dois registros sendo um reflexivo em que poderíamos entender como foi o desenvolvimento da aula,  o conteúdo e as aprendizagens dos alunos e ainda uma compreensão melhor do professor sobre sua própria ação e o outro registro que apenas relatava os acontecimentos da aula. Em  duplas solicitei que analisassem os registros perseguindo  as seguintes questões: 1.Qual dos registros permitem uma analise  da aprendizagens  dos alunos? 2.Qual testemunha melhor o trabalho desenvolvido pela professora? Por quê? 3. Em que aspecto o registro deixa de ser burocrático e passa a ser um instrumento de reflexão pelos professores? O  que é indispensável na elaboração de um registro reflexivo?

          Diante da análise e discussão percebi que ao comparar os dois registros puderam perceber qual tinha mais visibilidade, assim todas consideraram o registro 2 o mais reflexivo porque  permitiu compreender melhor o momento da aula da professora,  ficou visível  como ela interviu para os alunos avançarem, também levantava as dificuldades que os alunos apresentaram e porque, outro fator destacado foi os apontamentos se seus encaminhamentos ajudaram atingir ou não o objetivo. Na verdade todas consideraram o registro 2 o melhor porque descrevia e apresentava maior reflexão da prática em sala de aula e assim chegamos uma conclusão que deixa de ser um instrumento burocrático  quando compreendemos que ele também é um instrumento que perpassa a uma mera exigência escolar quando entede-se que é uma ferramenta  que auxilia no planejamento escolar desde que o professor se propõe a descreve o que vivenciou de maneira a apresentar tanto conteúdo, objetivo, desenvolvimento e suas reflexões pessoais e de que forma as aprendizagens chegaram nos alunos isso são pré- reqisito para torná-lo mais reflexivo o que também dependerá de muita prática .
         Essa proposta gerou uma discussão reflexiva sobre o registro onde ao final salientei que o registro não deve ser encarado como algo burocrático, mas sim um instrumento para organizar, analisar e reavaliar sua pratica....
                                                                                                                                                            
          Vejo que o grupo muito aprendeu sobre registro, mas é preciso agora contextualizar essa aprendizagem na prática. E como tarefa para o próximo encontro  solicitei um registro reflexivo a qual sugeri algumas dicas  como a escolha  de uma atividade que atendessem  as necessidades da turma, levando  em consideração a hipótese que o grupo se encontrava assim pedi  desenvolvessem  a atividade com a turma e registrassem as  intervenções, bem como o que as crianças pensaram, anotando tudo  para assim  elaborarem o registro, e na próxima formação socializaremos...

terça-feira, 1 de maio de 2012

Após a realização dos encontros de formação com os professores, as coordenadoras de nossas escolas enviam o relatório sobre o movimento da formação e por considerar importante para nossa formação segue alguns recortes de como foram as formações em algumas escolas:                                                                                  

Conteúdo Produção de texto



Coordenadoras  Nelcilene e Maria Claudia

“...Dando continuidade propomos uma questão para conhecimentos prévios sobre  a prática de produção de texto. Quais são as propostas de produções de textos mais comuns  que você professor costuma realizar em sua sala de aula? E porque desenvolve de tal forma? Os professores disseram que vem trabalhando com produção de texto por meio de gravuras, imagens sequenciados, reescrita, e fazem essas práticas por acharem que assim seu aluno irá avançar no processo de escrita e também para dar notas.
Em seguinda dividimos o grupo em três duplas e pedimos para escrever uma carta a um amigo que está fora do país contando as novidades pessoais e os últimos acontecimentos no Brasil. Após terem feito a carta fizeram  a leitura, a qual descontraiu um pouco o grupo com as novidades descritas nas cartas.
Continuaram as mesmas duplas, para produzir texto de acordo com as condições oferecidas por nós que semelham as práticas desenvolvidas em sala de aula, assim para cada dupla foi pedido uma produção texto: dupla 1 foi direcionado um tema, dupla 2 por meio de imagem e a dupla 3 imagens sequenciadas.  No  momento da socialização lançamos as seguintes questões: Qual das situações de produção de texto você professor sentiu mais confortável ao produzir o texto? Por quê?  Em que a escrita da carta se diferencia das outras produções de texto? As respostas foram unânimes a carta foi melhor, pois proporcionou um caminho e uma orientação de como escrevê-la. Na situação da carta sabíamos o que iríamos escrever e para quem seria essa escrita. As demais não foram dadas condições necessárias para uma boa produção. O fato de não saber que gênero escrever, para que escrever e para quem escrever, dificultou a escrita do grupo. Já para a escrita da carta foi proporcionado as condições para a produção de texto porque temos uma  afinidade com gênero e suas características  e também porque sabíamos o que iriamos escrever na carta que era contar as novidades ao um amigo que estava fora do País. Dessa forma percebemos como deve ser difícil para o aluno escrever  algo que não sabe, que não tem familiaridade com o gênero, e muito menos sem saber o destino de sua escrita, pois até nós mesmas sentimos dificuldades quando foi pedido a fazer essa produção de texto que tanto se assemelha nas práticas de sala de aula. Prosseguindo as reflexões foi proposta a questão: Considerando que essa é uma proposta comum de produção de texto na escola. Como as crianças estão aprendendo a escrever? O que o professor precisa garantir aos alunos para propor uma situação de produção de texto? Relataram que a intenção é de saber as reais situações de produção de texto que está sendo oferecida para os alunos e também, quando não são oferecidas condições didáticas para produção de texto não há produções  boas, pois por trás das escritas dos alunos está as condições que foi oferecidas. Em relação ao garantir foi comentado para que não aconteça com os alunos o que nos aconteceu na atividade anterior de produção, o professor deve repertoriar o aluno definindo gênero e trabalhando-o sua forma e conteúdo, função comunicativa deve estar evidente e um destinatário especifico para sua escrita, elaborando um bom planejamento daremos condições para temos  bons escritores. Refletindo sobre as propostas de produção foi levantado pelo grupo que não se preocupava  de que maneira estavam levando as crianças a aprender produzir, as produções de textos propostas por eles centravam mais na verificação de ortografia, pontuação, dar notas emfim, de forma resumida, escolarizada, essas foram as conclusões do grupo nessa propsota....”



Coordenadora Rejane
           
“...Na segunda proposta concentramos a atenção ao conteúdo condições didáticas necessárias para a produção de texto. Visando verificar os conhecimentos prévios das professoras foi sugerido a produção de alguns textos, a primeira produção foi a escrita de uma carta para amigo que está fora do país contando as novidades pessoais e os últimos acontecimentos no Brasil e todas concentraram-se na escrita da carta após o término foi lida a carta da professora Cleonice. Depois foram apresentadas outras condições para outras produções de texto organizadas assim da seguinte forma: as professoras Gleyce e Sirlei receberam uma figura onde a mãe dava banho no bebê numa banheira, as professoras Odete, Sueli e Jiçaria receberam um título “Minha brincadeira preferida”, as professoras Jaqueline, Cleonice e Gilvania receberam uma sequência de gravuras sugerindo um texto sobre festa junina. Após a escrita foi entregue às professoras uma lista para checagem das condições oferecidas para as produções dos textos. E as conclusões para a situação da carta foram: houve um propósito claro para a escrita, houve um presumido leitor para a carta produzida, os autores conheciam  o gênero a serscrito. Para as demais produções não foi dada condição à produção e texto o que foi oferecido, e muitoparecido com as situações de sala de aula foi (título e gravuras) dificultando um pouco mais a produção do texto e uma produção sem estimulo a escrita  por parte das escritoras, assim concluímos que muitas práticas dessas , os professores compreendem como uma condição favorável para escrita, o que descobrimos com essa situação que só escrevemos bem algo quando conhecemos o gênero e seu formato por fim para que escrevemos e para quem escrevemos. O que o professor precisa garantir aos alunos para propor uma situação de produção de texto? conclusões do grupo: As condições didáticas que são: explorar o assunto, explorar as características do gênero a ser escrito, familiarizar o aluno com genero textual solicitado enfim saber: O que escrever? Para que escrever? Para quem escrever?. O que acontece muito é solicitar proposta de produções de texto da forma como foi pedido na segunda situação em que muitos não sabem o que e como escrever e acabam escrevendo frases isoladas, e o encontro de hoje nos permitiu uma reflexão quanto as práticas existentes nas salas de aula e também a construir um novo pensamento quais são as melhores praticar junto aos alunos...

segunda-feira, 16 de abril de 2012


            Temos investido muito na elaboração das pautas dos coordenadores. Este ano buscamos oferecer subsídios que não percam de vista os conteúdos discutidos na formação com eles, porém direcionamos de maneira que suas pautas se tornem mais autônomas. E percebemos resultados dessa ação nossa que são pautas que perseguem o mesmo conteúdo com diferentes propostas. Vale ressaltar que estamos discutindo dois conteúdos este ano:
ü  Leitura e Escrita pelo aluno – Coordenadores de 1º e 2º ano.
ü  Produção de Texto – Coordenadores de 3º ao 5º ano



PAUTA ELABORADA PELA COORDENADORA REJANE – ESCOLA VENÂNCIO

Pauta do 1° Encontro de Formação Continuada
Programa Além das Letras
Conteúdo: Produção de texto.


Dia do encontro:  13 de Abril de 2012. (sexta-feira)
Formadora: Rejane F. dos Santos
Duração: 4 horas
Público alvo: Professoras de 3º ao 5º ano



OBJETIVO
o   Relembrar dos comportamentos leitores discutido em 2011 por meio do conteúdo leitura feita pelo professor de modo reafirmar sua importância para formação de alunos leitores.
o   Refletir sobre em que avançamos e que ainda é preciso investir sobre o conteúdo leitura feita pelo professor.
o   Fomentar as discussões sobre as práticas mais comuns nas produções de textos desenvolvidas pelos professores, bem como refletir como os alunos estão sendo convidados aprender.
o   Falar sobre a organização do programa na escola.

CONTEÚDO

ü Condições didáticas necessárias para produção de textos;
Abertura – (15 min)
1.     Desejar a todas boas vindas.
2.     Socializar a pauta.

3.     Leitura em voz alta: fábula de Monteiro Lobato O cavalo e o burro. Escolhi este autor devido a sua imensa contribuição literária para o País, deixando um tesouro editorial e didático, foi um nacionalista que sempre sonhou com um Brasil justo e alfabetizado.  Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e foi o criador da literatura infantil no Brasil. Autor de inesquecíveis histórias infantis, entre elas O Sítio do Pica-pau Amarelo, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília, marcaram a história da literatura infantil.

4.     Agenda cultural – Abrir espaço para indicação literária, filmes, eventos culturais...


DESENVOLVIMENTO

1ª PROPOSTA –(1h) Retomada do conteúdo discutido o ano passado leitura feita pelo professor

O objetivo para este momento é fazer uma retomada do conteúdo leitura feita professor discutido o ano passado, mas precisamente retomar aos comportamentos leitores. Ainda buscar uma reflexão sobre os  avanços e os problemas que precisam de investimento. Também favorecer a reflexão sobre a ressignificação das situações de aprendizagens quanto ao propósito da leitura em voz alta que não trata-se de uma ação para jogo de perguntas e repostas, principalmente depois da leitura que é onde observo a maior problemática dos professores. Foco sobre a importância de: Organizar espaço e tempo. Escolher de boas obras literárias. Garantir os comportamentos leitores assim os alunos os terão como modelo...



  1. Esta retomada acontecerá por meio do preenchimento de um quadro em que as professoras terão que responder:  O que fazer antes, durante e depois da leitura em voz alta. (quadro anexo 1) Esta primeira atividade contribuirá para as professoras relembrarem um pouco do conteúdo discutido,  principalmente no comportamento leitor. O que também oportunizará  saber o que aprenderam e o que eu preciso investir quanto formadora para que eles melhorem nessa prática de leitura em voz alta. Não farei intervenções, pois só quero  levantar os conhecimentos dos professores a respeito do comportamento leitor como acomodaram esses conhecimentos ao longo do ano.
2.     Socializar as respostas e montar um quadro coletivo em um cartaz dos comportamentos apresentados pelos professores.
3.     Convidar para leitura do texto Antes, durante e depois da leitura em voz alta, revista Avisa Lá nº 44. Socializar suas compreensões o que não havia colocado no quadro e poderá acrescentar. Questão: Depois da leitura do texto “Antes, durante e depois da leitura em voz alta, o que os comportamentos leitores desenvolvidos pelos professores apontados nesta formação contribuirá para a formação de leitores? Espera um discussão em torno que seu comportamento é importante para formar leitores, a ajuda oferecida pelo professor consiste em propor estratégias das quais os alunos se apropriarão progressivamente.  No momento da conversa foi fazendo algumas pontuações necessárias, principalmente que não existe uma única maneira de desenvolver esses comportamentos leitores, e que nem esses apresentados no encontro deva aparecer de uma única vez, se não a situação será mais superficial.
4.     Possíveis respostas das professoras

Antes
Durante
Depois
Explicita os motivos da escolha;
Lê o título e explora a imagem;
Pergunta se conhecem a história;
Lê a capa e contra-capa;
Antecipar sobre o que trata o texto;
Lê com entonação, ritmo e emoção na integra e sem interrupção;
Envolver-se na leitura;
Questionar se todos gostaram;
Cada ouvinte fala sobre suas impressões
Relê trechos e passa o livro para que todos olhem;
Questionar sobre as partes que mais gostaram;




2ª PROPOSTA(2h) Condições didáticas necessárias para produção texto
  1. Conhecimentos prévios a partir da questão:
ü  Quais são as propostas de produções de textos mais comuns que você professor tem desenvolvido junto aos alunos? Porque considera importante trabalhar esse tipo de produção de texto? Pretende-se saber quais as práticas de produção de textos  realizadas na escola e torna-la como objeto de reflexão a fim de reconceitualizá-la.
Possíveis respostas das professoras:
Pelo meu acompanhamento as produção serão a partir de: um tema, produção  histórias em quadrinhos, cenários, gravuras sequenciadas. Consideram importante porque é uma atividade lúdica.
Análise sobre as propostas mais comum nas produções de textos– 1h
1.Formar duplas para análise de propostas de produções de textos, que será conforme apresenta o quadro abaixo:

1º momento
 Para todas as  duplas de professoras
Escrever uma carta a um amigo (Atividade 1)
2º momento cada dupla ficará com uma atividade para fazer
Dupla 1
Escrever um texto a partir de uma figura (Atividade 2)
Dupla 2
Escrever um texto a partir de gravuras sequenciadas (atividade 3)
Dupla 3
Escrever um texto a partir de um título;- Minha brincadeira preferida.

Atividade 1 –  todas as duplas  - Solicitar formação de duplas para escrever  uma carta a um amigo que está fora do país contando as novidades pessoais e os últimos acontecimentos no Brasil. Depois pedir que leiam.
Atividade 2 – duplas 01  - Solicitar  que as professoras em  duplas produzam texto a partir de uma gravura. Escreva uma história a partir da figura abaixo:
Atividade 3 – duplas 02 Solicitar  que as professoras em  duplas  produzam texto a partir de uma história sequenciada.
Atividade 4 – duplas 03 Solicitar  que as professoras em  duplas  produzam texto a partir de um título já sugerido pela formadora. Minha brincadeira preferida.
Nessa proposta de produção  o professor não oferece nenhum tipo de apoio ao aluno pois é tido como obvio que o aluno saberá  discorrer um texto sobre o tema proposto baseado somente na informação do título. Esse tipo de produção é sempre improvisada sem planejamento da atividade, vou buscar essa reflexão porque é assim que percebe ainda mais quando falta alguns minutos para bater o sino muito pedem produção assim para ocupar o tempo que resta da aula.
2.Momento para socialização oral  das experiências de produção de texto.
intervalo (15 min)
Lista de checagem das condições didáticas que foram oferecidas para a produção de texto:

Análise das duas propostas de  produção de texto
Produção da carta
SIM ou NÃO.
Por quê?

Produção : tema,gravura,
sequencia.
SIM ou NÃO.Por que?

Há um propósito claro para a escrita


Há destinatário (leitor presumido) para o texto produzido


Foi previsto suporte para a escrita do texto


Houve preocupação em alimentar “ os alunos” para a produção escrita


Os autores foram informados sobre o gênero a ser escrito


Houve preocupação da professora em apresentar o gênero aos alunos


Houve planejamento do texto juntamente com os alunos


Foram realizadas atividades de revisão e reformulação do texto produzido



A intenção desse quadro é só mostrar o propósito que teve cada atividade. Deixando claro quanto é importante oferecer condições didáticas de produção de texto para que os alunos possam produzir texto.
Depois propor as questões para reflexão:
a)     Qual foi a minha intenção como formadora ao propor essa situação?
Levar às professoras a reflexão sobre as reais situações e condições que são oferecidas aos alunos para produzirem um texto. Se sentiram dificuldade na proposta 2, assim é com os alunos suas escritas demonstram as condições que foram oferecidas pelo professor. Só escreve bem quando sei o que vou escrever? Quando compreendo as características do gênero textual
b)     O que o você professor precisa garantir aos alunos para propor uma situação de produção de texto?
Condições didáticas para a produção de texto que são: definir o gênero, explorar o assunto, conceitualizar as características do gênero, explicar a função social da escrita Ao solicitar a produção de textos, o professor precisa definir junto com o aluno o que escrever (qual gênero), para quê (com que função comunicativa) e para quem (para quais destinatários).

c)Considerando que essa é uma proposta comum de produção de texto nas escolas. Como as crianças estão aprendendo a escrever ? Os alunos estão produzindo texto de maneira escolarizada somente com intenção avaliativa, para ser corrigido,  para a leitura da professora sem nenhum significado social.


AVALIAÇÃO: (15 min)
Quais aprendizagens em relação a produção de texto foram evidenciadas neste encontro?

TAREFA  - (15 min)
Fazer um planejamento de produção de texto considerando as condições didáticas que discutimos hoje,usando como apoio a ‘lista de checagem’. Para socialização no próximo encontro,(trazer o planejamento, e duas produções dos alunos)